Ambiente

Algarve mede qualidade do ar em 4 estações instaladas na região

Foto - CCDR
Foto - CCDR  
O Dia Nacional do Ar, instituído em 2019, comemora-se, anualmente, a 12 de abril, com o objetivo de destacar a importância da qualidade do ar e sensibilizar a população para a necessidade de conhecer e atuar com vista à proteção e melhoria deste recurso indispensável à vida.

Segundo comunicado da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve - CCDR, "atendendo ao interesse crescente que as questões de poluição do ar têm vindo a assumir, considera-se relevante alertar, sensibilizar e envolver a sociedade por forma a fomentar um sentido de responsabilidade pessoal e uma maior motivação e compromisso com a proteção da qualidade do ar".
 
A região do Algarve tem em regra bons níveis de qualidade do ar, sendo a CCDR responsável pela gestão e manutenção das quatro estações de monitorização da qualidade do ar em funcionamento: Cerro (Alcoutim), Escola Joaquim Magalhães (Faro), Cerro do Malpique (Albufeira) e Escola Major David Neto (Portimão).
 
O tecido económico da região, alicerçado na sua maioria nas atividades de comércio, serviços e transformação agroalimentar, não gera emissões atmosféricas relevantes, pelo que os valores de qualidade do ar monitorizadas nas quatro estações de monitorização da região têm estado consistentemente abaixo dos valores limite de qualidade do ar que estão legislados em Portugal.
 
Face à proximidade do continente africano, a região é frequentemente destino de massas de ar contendo grandes concentrações de partículas em suspensão. Os dados da qualidade do ar monitorizados podem ser consultados online em QualAR, podendo ser obtidos relatórios de cada estação e de cada poluente medido.
 
Em 2024, as comemorações estão subordinadas ao tema “(Re)Pensar-a-cidade-para-um-bom-ar”, considerando que os grandes centros urbanos são polos de concentração da população, das atividades económicas, do potencial de dinamização do crescimento económico, da captação de investimento e do emprego, onde a poluição atmosférica tem grande impacto, designadamente na saúde pública.