O anúncio surgiu por parte do secretário de Estado da Administração Interna que esteve esta segunda-feira na CCDR em Faro.
O governante avançou que existem todas as condições para que 2016 seja um "bom ano" no que respeita a incêndios florestais, mas avisou que no Algarve é preciso ter "atenção redobrada".
Na mesma ocasião, o governante negou que esteja previsto novo concurso para a obtenção de meios aéreos.
Jorge Gomes apresentou o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) para o Algarve, sublinhando que, a estrutura de combate aos fogos está organizada para que todos os recursos humanos e materiais estejam operacionais, no terreno.
Para este ano estarão disponíveis no país, 47 meios aéreos para combate aos fogos, sendo que a "única alteração" relativamente ao ano passado diz respeito a dois helicópteros pesados Kamov, que vão ser reparados e só deverão estar disponíveis em 2017.
Há um terceiro Kamov “que não está disponível por estar danificado”, clarificou o secretário de estado.
Jorge Gomes frisou que estão inscritos "seis helicópteros Kamov e três operacionais", estimando que para o ano estejam "os cinco a funcionar.
Durante a apresentação do DECIF para o Algarve, o secretário de Estado da Administração Interna observou que Faro é "um distrito complexo e complicado, pelas suas áreas ardidas e ignições constantes, mas também por ser um dos que maior influência tem na captação de divisas" para o turismo.
Na mesma ocasião, o comandante operacional de Agrupamento do Algarve, Vítor Vaz Pinto, anunciou que vai ser criada este ano, para a região, uma Equipa de Planeamento, Operações e Informação (EPOI) que funcionará como equipa de apoio à célula de operações.
Foi ainda anunciada a criação de mais um Grupo de Combate a Incêndios Florestais (GCIF), sempre que seja declarado para a região o estado de alerta especial do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro para o DECIF, de nível laranja ou superior.
Haverá ainda mais duas equipas de sapadores florestais e uma Equipa Municipal de Intervenção Florestal.