O Outono já chegou, mas o tempo quente ainda se faz sentir em praticamente todo o território do continente.
O céu vai apresentar-se pouco nublado ou limpo, com períodos de nebulosidade no final da tarde para a região sul.
As temperaturas máximas deverão chegar aos 30ºC no Algarve, região onde se recomenda cuidados especiais para com a exposição aos raios UV.
As mínimas também deverão subir e conferir um tempo ameno para esta altura do ano.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para as terras altas, vento moderado do quadrante leste, soprando moderado a forte até meio da manhã e a partir do final da tarde.
A previsão aponta ainda para uma pequena subida da temperatura mínima e subida da máxima no litoral norte e centro.
Os termómetros em Lisboa vão oscilar entre 21 e 33 graus Celsius, no Porto entre 17 e 30, em Vila Real entre 14 e 28, em Viseu entre 16 e 28, em Bragança entre 12 e 26, na Guarda entre 13 e 25, em Coimbra entre 16 e 31, em Castelo Branco entre 18 e 29, em Santarém entre 17 e 34, em Évora entre 17 e 33, em Beja entre 17 e 34, em Faro entre 20 e 29, no Funchal entre 21 e 28, em Ponta Delgada entre 20 e 26, na Horta entre 22 e 26 e em ponta Delgada entre 22 e 24.
Atenção aos raios UV
A região do Funchal apresenta hoje risco ‘Muito Elevado’ de exposição à radiação ultravioleta (UV) enquanto o resto do país está com níveis ‘Elevados’, ainda segundo o IPMA.
De acordo com o IPMA, em risco ‘Elevado’ de exposição à radiação UV estão as regiões de Bragança, Braga, Guarda, Penhas Douradas, Porto, Viana do Castelo, Viseu, Vila Real, Aveiro, Beja, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Leiria, Portalegre, Ponta Delgada, Horta e Santarém.
Cinco concelhos do continente em risco 'Máximo' de incêndio
Cinco concelhos dos distritos de Faro, Santarém e Castelo Branco apresentam hoje risco ‘Máximo’ de incêndio, segundo informação disponível na página da Internet do IPMA.
De acordo com o instituto, em risco ‘Máximo’ de incêndio estão os concelhos de Monchique (Faro), Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei e Oleiros (Castelo Branco).
O instituto colocou também em risco ‘Muito Elevado’ e ‘Elevado’ de incêndio vários concelhos dos distritos de Faro, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Aveiro, Vila Real, Bragança, Coimbra, Castelo Branco, Guarda e Viseu.
O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre ‘Reduzido' e 'Máximo'.
O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.