O executivo camarário deu hoje a conhecer aos jornalistas, todos os pormenores do Carnaval de Loulé, o mais antigo do país que decorre mais uma vez na Avenida José da Costa Mealha nos dias 3, 4 e 5 de março.
Vítor Aleixo, Presidente da autarquia, acompanhado pelo vereador dos eventos, Carlos Carmo e do criativo "Palhó" explicou que o mote deste ano, é o "Circo Selfie", «porque as selfies estão na moda, satirizando com temas mediáticos da atualidade».
O edil destacou a presença dos 600 figurantes, que irão brindar os visitantes com muita brincadeira.
Vão estar representadas nos carros alegóricos, figuras públicas bem conhecidas do grande público, como o Professor Marcelo à boleia de um camião, as caras da Geringonça, também Ronaldo, Dona Dolores, Donald Trump, entre outros.
A grande novidade que Vítor Aleixo vincou para esta edição tem a ver com a utilização de copos biodegradáveis no recinto, «uma medida que vai ao encontro das políticas da autarquia de preservação dos valores ambientais, sendo também um sinal pedagógico».
À semelhança das últimas edições, as receitas arrecadadas serão atribuídas às IPSS's do concelho, reforçando a vertente mais solidária do evento.
Ao todo estarão no desfile 14 carros alegóricos, com o preço dos bilhetes a manter-se nos 2 euros por pessoa.
O autarca adiantou que o investimento deste ano, «fica aquém dos 350 mil euros, ligeiramente abaixo daquilo que foi investido no ano passado».
Já no dia 1 de março, sexta feira, acontece o arranque do evento com o Carnaval Infantil de Loulé, a partir das 10h00, onde os mais novos irão desfilar na Avenida José da Costa Mealha. Vítor Aleixo deixou uma palavra de agradecimento «a todos os envolvidos das escolas, quer pessoal assistente quer professores, que dão uma preciosa ajuda neste momento do Carnaval».
O 45º Torneio Internacional de Vela de Carnaval em Vilamoura, acontece nos dias 2, 3 e 4 de março, e conforme salientou o autarca, «numa altura em que o Centro de Atividades Naúticas de Vilamoura encontra-se num processo de reconhecimento nacional e internacional, iremos apostar na mediatização desta prova de Vela».
Por fim, agradeceu «o trabalho que está a ser feito e empenho de uma equipa experiente sob a coordenação do criativo "Palhó", que ano após ano, cria os carros alegóricos de grande qualidade e originalidade em Loulé».
A segurança também não foi deixada ao acaso, e aqui a organização garante que os procedimentos de segurança no recinto do Carnaval, estão em conformidade com as exigências dos organismos públicos de socorro e segurança, para este tipo de eventos.
Já agora, quem quiser alugar um fato de Carnaval, a autarquia disponibiliza um espólio com centenas de fatos e adereços, na Loja do Carnaval, na Praça da República, em frente ao Café Calcinha.