Associação de Turismo do Algarve (ATA) participa na maior feira de observação de aves da Europa para dar a conhecer as características da região e divulgar as potencialidades do Turismo de Natureza.
Apostada em combater a sazonalidade do Algarve e, tendo em conta, o crescimento "exponencial" da procura dos mercados externos para a observação de aves, a ATA, em parceria com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), vai promover a região na próxima British Birdfair 2015, que se realiza de 21 a 23 de agosto, em Rutland no Reino Unido.
Dora Coelho, diretora executiva da associação explica que «o birdwatching é uma atividade que já está consolidada em países como o Reino Unido, Alemanha, França, Suíça e até aqui ao nosso lado, em Espanha. Em Portugal ainda está em crescimento, é um nicho de mercado que ainda pode ser potenciado, porque há muito a fazer».
Tradicionalmente realizada na primavera e no outono - a “época baixa” para o turismo - a observação de aves representa uma mais-valia que poderá ajudar a combater a sazonalidade do Algarve. De acordo com Dora Coelho, «a nossa região reúne excelentes condições para a observação de aves, não só porque aqui existem espécies que não se encontram em locais com grande tradição em birdwatching, como é o caso do Norte e Centro da Europa, mas também porque permite a realização da atividade no inverno».
A observação de aves é também um produto promovido pela ATA para divulgação da região Algarvia além-fronteiras. Incluem-se nas ações de promoção a participação em feiras, como por exemplo a British Birdfair 2015, e a organização de press trips para dar a conhecer, através da imprensa, a experiência que o Algarve pode proporcionar aos turistas. A destacar a realização do VI Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza, em Sagres no mês de outubro, evento para o qual a ATA convida imprensa especializada estrangeira com o intuito de impactar potenciais turistas para o Algarve.
Em Portugal, a região algarvia é considerada como a mais interessante para a observação de aves. A diversidade de espécies residentes e que para aqui migram no inverno ou na época de reprodução e a variedade de ambientes naturais como falésias, paisagens mediterrânicas, serras e zonas húmidas são elementos diferenciadores para este nicho de mercado. A Península de Sagres, a Serra de Monchique, a Lagoa dos Salgados, o Caniçal de Vilamoura, a Ria de Alvor e Formosa, Castro Marim e a Serra do Caldeirão são alguns dos locais apelativos para os turistas birdwatchers.