O enoturismo algarvio vai ganhar “um novo fôlego” com a assinatura de um protocolo que junta a Região de Turismo do Algarve (RTA) à Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA) com o objetivo de impulsionar o produto turístico no destino, que conta com 30 quintas produtoras e um aumento da área de vinha nos últimos anos.
Em nota de imprensa, o Turismo do Algarve avança que, a cerimónia decorre na próxima quinta-feira (dia 23), às 17h00, nas novas instalações do Posto de Turismo do Carvoeiro.
Promover a região vitivinícola do Algarve no mercado interno alargado (Portugal e Espanha), mostrando a residentes e turistas “a qualidade dos vinhos” de Denominação de Origem Lagos, Portimão, Lagoa e Tavira, é o que pretendem as duas entidades regionais com o documento que será assinado pelo presidente da RTA, João Fernandes, e pela presidente da CVA, Sara Silva, especificou.
Na mesma publicação lê-se que, na cerimónia estará ainda o presidente da câmara municipal de Lagoa, Luís Encarnação, bem como alguns produtores de vinhos regionais.
De salientar que a procura primária de viagens associada à gastronomia e vinhos tem vindo a crescer ao ritmo de 5% a 8% ao ano e que o produto é uma oferta turística complementar ao tradicional sol e mar no Algarve, de acordo com o Plano de Marketing Estratégico para o Turismo do Algarve, concluiu.