O Instituto Nacional de Emergência Médica anuncia amanhã, pelas 11 horas, no Auditório do Museu de Portimão, o reforço de meios de emergência na região do Algarve para o próximo verão.
Assim a partir de 1 de junho arranca o reforço do dispositivo de emergência médica preparado pelo INEM e parceiros do Sistema Integrado de Emergência Médica, tendo por objetivo reforçar a capacidade de resposta a situações de acidente ou doença súbita numa região que vê a sua população crescer de forma considerável no verão.
Ao dispositivo já existente durante o resto do ano, composto por 38 meios de emergência médica disponíveis em permanência, acrescentam-se agora mais 14 meios de emergência médica: uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) em Tavira, dois Motociclos de Emergência Médica (MEM) em Portimão e Albufeira, nove ambulâncias do INEM na Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) em Armação de Pera, Lagos, Almancil, Albufeira, Altura, Portimão, Boliqueime e Ferreiras e duas ambulâncias do INEM nas Corporações de Bombeiros Voluntários de Albufeira e Portimão.
Segundo comunicado do INEM a decisão de reforçar os meios de emergência à disposição da população no Algarve, baseia-se numa análise pormenorizada das ocorrências na região.
Os dados disponíveis demonstram que o aumento da população durante o período estival no Algarve, não significa "um aumento proporcional do número de solicitações ao INEM", no entanto justifica-se "a necessidade de serem realizados ajustamentos regionais para melhorar a capacidade de resposta".
Para além do aumento significativo de meios de emergência ao serviço da população, o INEM vai ainda reforçar o funcionamento do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) de Faro, através da presença, 24 horas por dia, de dois Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (TEPH) e de um Médico Regulador.
Simultaneamente, e para fazer face a eventuais situações de paragem cardiorrespiratória que ocorram, o INEM vai entregar dois Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE) aos Bombeiros Voluntários de Tavira e aos Bombeiros Municipais de Olhão para utilização nas ilhas barreiras de Tavira e Armona.
O Instituto Nacional de Emergência Médica recorda que ao abrigo do protocolo recentemente assinado com a Autoridade Marítima Nacional e Câmaras Municipais de Faro e Olhão, vai atribuir um Desfibrilhador Automático Externo e formação aos operacionais da embarcação Ria Solidária, que tem como principal missão o apoio às populações das Ilhas da Fuzeta, Armona e diferentes núcleos da ilha da Culatra e o transporte logístico de doentes e pessoas com mobilidade reduzida.
O reforço de meios de emergência do INEM e dos seus parceiros Bombeiros e Cruz Vermelha Portuguesa, vai estar operacional desde o dia 1 de junho até ao dia 30 de setembro.