O peixe, o marisco e as carnes da serra vão encher a mesa do almoço algarvio na Casa do Campino, em Santarém, no próximo domingo (dia 27). O Festival Nacional de Gastronomia está de volta para seduzir a boca dos portugueses com sabores típicos e o Algarve é o destino convidado do terceiro dia do evento, que arranca hoje.
O festival já vai na 33.ª edição e como é habitual terá dias dedicados às entidades regionais de turismo do país. O dia 27 é o do Algarve e saberá a produtos tradicionais, como confirma a ementa que aguçará o apetite dos convidados com (sobretudo) pratos de peixe e marisco.
O dia do Algarve em Santarém levará ainda animação ao recinto com o rancho folclórico dos Olhos d’Água.
Mas a participação algarvia estende-se a todo o festival. Durante dez dias, haverá uma tasquinha da região – representada pelo restaurante Tasca Rasca – para mostrar os pratos típicos aos milhares de visitantes do evento.
«Esperamos fidelizar o mercado interno através do produto gastronomia e vinhos e transformá-lo, gradualmente, num dos principais motivos de viagem dos turistas que nos procuram», afirma o presidente da Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva.
O Festival Nacional de Gastronomia, que decorre na capital ribatejana até 03 de novembro com o objetivo de afirmar os valores culturais do receituário português, oferece ainda um espaço privilegiado para apreciar a base da Dieta Mediterrânica. Também aqui o Algarve terá vários momentos especiais agendados, entre os quais showcookings, aulas práticas e provas de vinhos e produtos da terra, na presença de conceituados chefs.
Algarve Primeiro