Sociedade

Algarve soma 18 Unidades de Saúde Familiar

A taxa de cobertura de utentes com médico de família no Algarve ronda os 89%.

PUB
 
A abertura de mais quatro Unidades de Saúde Familiar em 2018, em Lagos (USF Amendoeira), em Faro (USF Golfinho), em Albufeira (USF Sol Nascente) e em Portimão (USF Portas do Arade) permitiu alargar a cobertura assistencial dos cuidados de saúde primários nestes concelhos e reforçar os cuidados de proximidade na região.
 
Com a entrada em funcionamento destas quatro unidades, a ARS informa em comunicado, que estão neste momento em atividade dezoito Unidades de Saúde Familiar na região do Algarve (4 no ACeS Barlavento; 10 no ACeS Central e 4 no ACeS Sotavento), oito em modelo B e dez em modelo A.
 
«O modelo das USF têm um potencial de mudança e modernização que nos interessa valorizar. Por isso, entendemos que era importante que a região voltasse a olhar para esta reforma de maneira positiva e motivarmos os nossos profissionais para que o número de USF voltassem a crescer e desta forma oferecermos cada vez mais e melhores serviços e de maior proximidade à nossa população», destaca o Presidente do Conselho Diretivo da Algarve, Paulo Morgado, sublinhando que o ano de 2018 marcou o início do novo ciclo da reforma dos Cuidados de Saúde Primários no Algarve com a entrada em atividade destas quatro unidades aliada à contratação de mais médicos de medicina geral e familiar.
 
A Administração Regional de Saúde do Algarve, lembra que no âmbito do concurso nacional lançado em de 2018, das 27 vagas abertas no Algarve, 24 ficaram ocupadas, correspondendo a 89% de taxa de ocupação, a mais elevada de sempre.