Sociedade

Algarve também aposta nos hambúrgueres de cavala

A iniciativa tem como objetivo introduzir a cavala na alimentação das crianças e jovens e, ao longo do desafio, contou com o talento de uma aluna de S.Brás de Alportel que conquistou um honroso terceiro lugar.

PUB
 
A proposta foi lançada pela empresa pública Docapesca, Portos e Lotas e tem como base a valorização da cavala, capturada com abundância na costa portuguesa, rica nutricionalmente, mas pouco valorizada económica e culturalmente.
 
A ideia de criar hambúrgueres de cavala surgiu no âmbito do projeto "FishGourmet", promovido pela empresa pública Docapesca, Portos e Lotas, que desafiou alunos de escolas de hotelaria e cozinha nacionais a apresentarem receitas próprias, com o objetivo de "valorizar e divulgar o pescado português numa perspetiva de consumo sustentável e saudável".
 
Durante a mostra de hambúrgueres vencedores do "FishGourmet", que decorreu no navio Santa Manuela, fundeado na doca do Parque das Nações, em Lisboa, a diretora comercial e de marketing da Doca Pesca, Portos e Lotas, Ana Paula Queiroga, adiantou que, o conceito pretende "atingir o público jovem e crianças, por ser um prato que, naturalmente, já consomem, o hambúrguer". Com esta iniciativa, a responsável acredita divulgar a cavala, torná-la mais apetecível e bem posicionada à mesa das famílias portuguesas.
 
O concurso do "FishGourmet" recebeu "54 receitas de hambúrgueres de cavala", tendo sido selecionados três vencedores, através de um júri que incluiu nutricionistas para avaliarem o teor nutricional e a qualidade do produto.
 
A receita da aluna Ana Rita Marques, de 21 anos, do curso de Restauração e Catering, na Escola Superior de Turismo e Tecnologia Mar (ESTM), do Instituto Politécnico de Leiria, arrecadou o primeiro lugar do concurso de hambúrguer de cavala.
 
A aluna do curso profissional de cozinha e pastelaria, da Escola Secundária José Belchior Viegas, em São Brás de Alportel (Faro), Adriana Ramos, 16 de anos, conquistou o terceiro lugar do concurso, com uma receita de hambúrguer de cavala confecionada com produtos da região do Algarve, como o figo e o mel.
 
"As crianças ficam surpreendidas, porque não estão mesmo à espera que seja um hambúrguer de peixe", relatou a aluna.
 
A mostra de hambúrgueres de cavala contou com a presença de alguns empresários da restauração da zona de Lisboa, desafiados a provar e a opinar sobre se é um produto viável para introduzir no mercado.
 
Segundo a diretora comercial da Doca Pesca, Portos e Lotas, a cavala é "uma espécie muito abundante na costa portuguesa, muito rica do ponto de vista nutricional, especialmente em óleos gordos como ómega 3, mas pouco valorizada".
 
O preço da cavala em lota é "muito baixo", oscilando nos 30 cêntimos por quilograma, pelo que "qualquer incremento nesse preço, no ponto de vista da valorização, representaria muito para a frota de pesca portuguesa", defendeu.