Sociedade

Autoridades de Saúde não preveem para já cordão sanitário em Albufeira

Albufeira é o concelho do Algarve com mais casos de Covid.19.

PUB
 
Segundo confirmou esta manhã a Delegada de Saúde Regional numa conferência de imprensa no Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve, o concelho de Albufeira regista até hoje 56 casos positivos. «Em todos os outros concelhos, há uma explicação dos novos casos, em Albufeira essa situação já não acontece, pelo número de contaminações dispersas no seio da comunidade», acrescentou.
 
Ana Cristina Guerreiro, disse que em relação a ontem, há 7 novos casos no Algarve, num total de 266. 20 doentes estão internados, 7 nas Unidades de Cuidados Intensivos, 3 deles ventilados, 5 recuperados e 8 óbitos.
 
A Delegada de Saúde avançou que para já não há motivo para a implementação de um cordão sanitário em Albufeira, «a não ser que o número diário de casos, suba a um ritmo mais elevado».
 
Relativamente ao Lar da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime, foi explicado que a contaminação surgiu por intermédio de uma técnica da residência, que teve alguns dias sintomas leves de Covid.19, não associando à doença. 21 idosos testaram positivo, mais 3 funcionárias e 33 pessoas deram negativo. Todas os casos negativos foram encaminhados para uma unidade hoteleira, numa operação da Comissão da Proteção Civil Municipal de Loulé. As pessoas infetadas ficaram no Lar, mas o plano prevê que todas as pessoas voltem ao edifício mas em alas separadas.  
 
Ontem a Brigada de Intervenção e Proteção a Emergências, da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR, procedeu à desinfeção, no segundo piso do Lar.
 
Quanto à situação dos migrantes, «que se descolaram à região em grande número, para iniciar a colheita de frutos nas estufas» Ana Cristina Guerreiro, frisou que há três focos no Algarve com Covid.19, nomeadamente nos concelhos de Tavira, com 20 trabalhadores infetados, Silves com 6, no caso de Albufeira não foi avançado um número especifico, «na medida em que há uma história de contacto com doentes».
 
Refira-se que Portugal regista hoje 435 mortos associados à Covid-19, mais 26 do que na quinta-feira. Segundo indica o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, há um recorde diário de 1516 novos casos, para um total de 15.472 infetados.
 
O relatório indica que a região Norte é a que regista o maior número de mortos (240), seguida da região Centro (107), da região de Lisboa e Vale do Tejo (78) do Algarve, com oito mortos, Açores tem 2 óbitos.