Economia

Algarve tem o primeiro "Smart Resort" do mundo

O Município de Loulé anunciou publicamente a implementação de um sistema tecnológico que permite à empresa Infralobo gerir as suas operações com resultados de referência a nível mundial.

PUB
 
Desenvolvida pela empresa Visualforma, em parceria com a Focus e em sintonia com os diversos operadores, esta solução tecnológica proporciona aos cidadãos em geral, a possibilidade de reportarem situações anómalas, inclusive com envio de fotografia ao centro de controlo da Infralobo, denominado Smart Room, que imediatamente faz a monitorização da ocorrência e desencadeia os meios necessários para a resolução do problema na área geográfica que compreende, Vale do Lobo, Quadradinhos, Dunas Douradas, Oceano Club, Aldeia da Ferrarias, Vale do Garrão, Quinta Jacintinha, e Vilas Alvas. 
 
Uma inovação que serve de incentivo à mudança do paradigma na gestão das organizações, das cidades e do território, elevando a gestão do espaço público a patamares de eficácia/eficiência de referência. 
 
Em entrevista ao presidente do município e ao presidente do conselho de administração da empresa Infralobo, foi possível apurar as mais-valias deste novo sistema de gestão e perceber como esta empresa se tornou no primeiro Smart Resort do mundo.
 
“Ao implementar estes projetos Loulé demonstra pioneirismo. Estamos a falar de um conceito de gestão de território com recurso à aplicação das mais modernas tecnologias de comunicação e informação disponíveis. Já se fala muito no conceito de cidades inteligentes, mas poucos são os casos da sua aplicação na prática. O facto da Infralobo estar nesta altura a funcionar ao nível de um Smart Resort, significa que estamos a dar o exemplo. Isso significa que o município de Loulé, comparativamente com outros, não está só na fase de falar do assunto mas de demonstrar à sua volta como é que se faz,” afirmou Vítor Aleixo, presidente da câmara municipal de Loulé, na cerimónia de lançamento que ocorreu no passado dia 1 de março. 
 
“Estejamos nós a falar ao nível de limpeza das ruas, pedras soltas de calçada, tampas que possam levantar-se, situações de dúvida relativamente a construções não licenciadas, gestão das operações, entre outros, foi disponibilizada uma aplicação mobile que permite reportar qualquer situação e ter a garantia que a resposta será célere. Trata-se de uma revolução em termos de gestão e nós estamos muito otimistas quanto à sua eficácia e boa receção que os turistas e os moradores irão ter desta nova aplicação,” acrescentou.
 
“Para chegarmos ao nível de excelência e qualidade a que nos habituámos, é preciso saber gerir todos os recursos disponíveis para não incorrer em excessos desnecessários. Acreditamos que o sucesso da nossa empresa passa por 3 fatores essenciais: produto, pessoas e processos. Por termos a certeza que os nossos clientes, os nossos shareholders e os nossos visitantes querem fazer parte da solução, procurámos uma ferramenta que permitisse uma interação relevante entre todos os agentes, simples de utilizar e que nos faça evoluir no caminho do primeiro Smart Resort do Mundo", afirmou o presidente  do conselho de administração da Infralobo, José Miguel. 
 
Com as ferramentas existentes, uma visão vencedora e um projeto inovador, foi possível à Infralobo avançar para uma candidatura a Fundos Comunitários, que culminou com sucesso num financiamento (80% a fundo perdido) de um total que ascende a meio milhão de euros. Da solução fazem parte: gestão de frota que permite uma melhor afetação dos recursos disponíveis, um sistema de telemetria integral que permite reduzir as perdas, os danos e dar aos clientes a possibilidade de fazerem a gestão caseira dos seus consumos, uma gestão documental e para fechar o ciclo uma aplicação de Gestão de Ocorrências.
 
Smart Resort by Infralobo será lançado brevemente numa campanha de marketing destinada a todos os moradores e visitantes da área geográfica gerida pela empresa Infralobo, o princípio de uma nova forma de gerir resorts em todo o mundo.
 
Algarve Primeiro