Economia

Algarve vai ter ligação direta a Itália

 
A partir de 6 de junho de 2018, o Algarve terá uma rota direta que liga Faro a Verona.

 
Segundo indica a Associação de Turismo do Algarve, em nota de imprensa, esta ação de "relevância estratégica, justifica-se pela tendência de crescimento dos indicadores turísticos do mercado italiano na região, quer em termos de visitantes mas também ao nível do turismo residencial".  
 
Operada pela companhia Volotea, esta será, até ao momento, a única ligação direta entre a região e o mercado italiano, o que faz desta uma ação estratégica para a região.
 
«A Itália é um mercado que tem apresentado nos últimos anos valores de crescimento interessantes – em 2016 foram registadas perto de 108 mil dormidas de turistas italianos no Algarve -, pelo que consideramos este um mercado de aposta e de relevância estratégica para a região», explica Dora Coelho, diretora executiva da Associação Turismo do Algarve (ATA), a agência responsável pela promoção turística da região junto dos mercados externos e uma das entidades que contribuiu para a realização desta operação.
 
De salientar ainda que, a seguir aos britânicos, aos nórdicos e aos franceses, tem vindo a registar-se recentemente um aumento significativo de turistas italianos que estão a escolher o Algarve como destino de turismo residencial, instalando-se na região para viver durante parte do ano. «A criação de uma ligação aérea direta ao Algarve terá, com certeza, uma influência no crescimento desta tendência», acredita Dora Coelho.
 
A ATA recorda que o mercado italiano teve já uma relevância muito significativa para este destino durante a década de 90, período durante o qual o Algarve chegou a receber cerca de 20 mil passageiros anuais oriundos de Itália. Entretanto esta operação foi interrompida, pelo que o anúncio desta nova rota representa, nas palavras de Dora Coelho, «é um desafio estimulante para a região tendo em vista a reconquista deste mercado».
 
De acordo com a companhia Volotea, o Algarve é um destino de "grande fascínio e appeal turístico", razão pela qual justifica este novo investimento.
 
A nova rota terá uma frequência semanal, de junho a setembro, com uma capacidade de oferta de 5.400 lugares.