Sociedade

Algarve vai ter vigilância nas praias, mas água vai estar “gelada”

O Outono já chegou, mas poucos deram por isso, com o tempo de verão que se tem feito sentir!

PUB
 
O Algarve não é exceção e, com a temperatura convidativa à praia, prevê-se que muitos serão os banhistas que se vão aventurar a um fim de semana balnear de Outono. 
 
Importa salientar que, ao contrário do que tem acontecido nestes últimos dias, a água do mar vai conhecer uma acentuada descida na temperatura. Dos habituais 23ºC nas águas algarvias, vamos ter entre 16 e 19ºC, o que indica, para além do frio, cuidados adicionais com choques térmicos, refere hoje o "Diário de Notícias".
 
Com o cenário de mini férias no horizonte, a Polícia Marítima vai ter uma presença mais visível nas principais zonas balneares, pois em muitas já não há nadadores-salvadores.
 
No Algarve, alguns dos principais areais, nomeadamente em Albufeira, continuam a ser vigiados por nadadores-salvadores.
 
No imediato, e para salvaguardar um Outono com sabor a verão, em que se sabe que muitos turistas nacionais e estrangeiros vão marcar presença nas praias, a Polícia Marítima irá realizar uma vigilância mais forte e preventiva.
 
As previsões meteorológicas apontam para dias de muito calor e a autoridade marítima chama a atenção para um fator que pode surpreender quem decidir nadar. "A água do mar está gelada, entre os 16 e os 19 graus. 
 
As correntes marítimas não acompanham a temperatura ambiente, por isso as pessoas têm de ter muito cuidado", alerta a Autoridade Marítima Nacional.
 
Associando a água mais fria - que pode provocar choques térmicos e congestões quando se mergulha - ao facto de praticamente não existirem zonas vigiadas, a Autoridade Marítima Nacional vai ter uma ação preventiva. "Temos essa perspetiva de aumentar a cultura de prevenção e segurança. Tentamos incutir nas pessoas essa cultura", explicou ao DN o seu porta-voz.