O primeiro – o Festival de Caminhadas de Alcoutim – arranca hoje, 8 de março, e decorre até dia 10 deste mês.
Explorar o Algarve a caminhar, aliando a descoberta das suas paisagens naturais à atividade física, é o convite do Algarve Walking Season (AWS), um projeto de promoção de caminhadas na região composto por três eventos.
Segundo avança nota da RTA, são três dias de atividades ao ar livre que acontecem entre a vila portuguesa de Alcoutim e vizinha raiana espanhola Sanlúcar de Guadiana. Com o objetivo de levar os visitantes a conhecer e património natural, cultural, histórico, gastronómico e etnográfico destas localidades, o festival apresenta 17 caminhadas temáticas e cinco ateliês («Paisagens Apícolas das Taipas», «Na Rota dos Sabores do Porco», «Percurso de Observação da Natureza», «Fabrico de Porta Canivetes em Empreita», «Isqueiros de Pastor»). É organizado pelo município de Alcoutim, com a colaboração do Ayuntamiento de Sanlúcar de Guadiana.
Integrado no AWS, segue-se o Walking Festival Ameixial que decorre entre 26 e 28 de abril, no concelho de Loulé, local onde surgiu o primeiro roteiro ibérico, entre as estradas com mais de 2500 anos. Este evento – promovido pela cooperativa QRER e organizado pela Proactivetur e pelo projeto Estela – destaca-se pelas cerca de trinta caminhadas, que vão desde programas para famílias a roteiros temáticos.
Já no outono acontece o terceiro evento que compõe o AWS. Trata-se da segunda edição do Walk & Art Fest, entre 1 e 3 de novembro, em Barão de São João, no concelho de Lagos. Cada dia deste evento inclui oito a dez caminhadas de curta ou longa distância dedicadas a diferentes tópicos (observação de pássaros, arqueologia, património cultural, geologia ou botânica), bem como atividades educacionais e animação garantida por artistas locais. Uma organização da cooperativa QRER.
O Algarve Walking Season tem como objetivo promover os principais eventos de caminhadas do Algarve, dando a conhecer os valores naturais e culturais dos territórios como forma de potenciar a oferta turística sustentável das zonas do interior em períodos de menor procura turística da região. O projeto é impulsionado pela Região de Turismo do Algarve, ao abrigo de uma candidatura ao programa Valorizar – Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior.