Sociedade

Algarve:100 militares da GNR desmantelaram «rede organizada» de tráfico de droga

 
A GNR deteve ontem 19 pessoas, dos quais 15 homens e quatro mulheres, com idades entre os 22 e 65 anos, por tráfico de estupefacientes e associação criminosa, no distrito de Faro, desmantelando uma rede organizada.

A investigação, que decorria há cerca de um ano e nove meses, visava uma rede de distribuição e tráfico de droga liderada por dois suspeitos estrangeiros, refere comunicado da GNR.
 
O grupo que operava essencialmente no concelho de Albufeira, mas estendia a sua atividade a diversos outros concelhos do distrito de Faro, nomeadamente Portimão, Silves, Lagoa, Loulé, Olhão e Tavira, "entregava o produto estupefaciente em casas, moradias de férias ou em hotéis na região, contando também com o apoio de diversos funcionários, exploradores e proprietários de estabelecimentos de diversão noturna que, mediante comissão nas vendas, entregavam a droga aos seus clientes", acrescenta a mesma fonte.
 
No âmbito desta investigação, que decorreu junto da 2.ª Secção do Departamento de Investigação e Ação Penal de Faro, os militares da GNR deram cumprimento a 69 mandados de busca, entre as quais 30 domiciliárias, 29 a veículos e dez a estabelecimentos de diversão noturna. As diligências policiais permitiram apreender o seguintes artigos:19.471 doses de cocaína; 2.511 doses de haxixe; 2.760 doses de heroína; 76 plantas de cannabis; três armas de fogo; seis veículos;    39 telemóveis; 12 balanças; 39.483 euros e 365 libras.
 
A operação envolveu mais de 100 militares da GNR, tendo o Comando Territorial de Faro sido reforçado com militares da Direção de Investigação Criminal (DIC) e dos Comandos Territoriais de Lisboa, Setúbal, Portalegre, Évora e Beja.  
 
Os detidos serão presentes ao Tribunal Judicial de Faro amanhã, dia 17 de setembro, a fim de serem sujeitos a primeiro interrogatório judicial.