Sociedade

Algarve:Apanhado grupo que roubava máquinas de tabaco

Os crimes, efectuados de forma dispersa um pouco por todo o sotavento algarvio, registaram-se com maior incidência nos concelhos de Faro, Olhão, Tavira, Loulé e Silves.

PUB
 
Fruto de um trabalho de investigação conjunto entre a Brigada de Investigação Criminal de Olhão da Polícia de Segurança Pública e o Núcleo de Investigação Criminal da Guarda Nacional Republicana de Faro foi ontem, dado cumprimento a cinco mandados de busca domiciliária, três mandados de busca em estabelecimentos de restauração e bebidas, um numa padaria e três em veículos, relacionados com elementos de um grupo responsável pela prática de mais de meia centena de furtos de máquinas de tabaco do interior de estabelecimentos comerciais.
 
Segundo nota da GNR, a forma de actuar dos suspeitos consistia no arrombamento de portas ou janelas dos estabelecimentos comerciais (cafés e restaurantes) acedendo às máquinas de tabaco existentes no seu interior.
 
Ás máquinas eram depois arrombadas no local, ou, em alguns casos, roubadas para depois serem destruídas em locais ermos.
 
A ação foi desenvolvida na sequência da interseção do grupo em flagrante delito na madrugada de ontem, quando procediam a mais um furto no interior de um restaurante de Almancil. Os agentes da autoridade, efectaram uma perseguição tendo sido intercetado dentro da cidade de Olhão.
 
Para além de dinheiro e tabaco retirado do interior das máquinas, os suspeitos tinham por hábito furtar também plasmas e em alguns dos casos outro tipo de artigos, como bebidas, café e até bilhas de gás.
 
Os elementos detidos, quatro homens, de idades compreendidas entre os 29 e os 42 anos, foram constituídos arguidos e sujeitos a termo de identidade e residência e serão apresentados no tribunal de Olhão esta tarde.
 
Colaboraram nesta operação uma Equipa do Destacamento de Controlo Costeiro da GNR em Olhão e 2 Equipas da ASAE que procederam à fiscalização dos referidos estabelecimentos comerciais, tendo encerrado dois deles por falta das condições mínimas de higiene alimentar e elaborado um auto de notícia por crime de desobediência à ordem de suspensaão da atividade.
 
A GNR diz que com esta operação, foi possível apreender um vasto espólio de artigos provenientes da atividade ilícita desenvolvida pelo grupo designadamente: milhares de maços de tabaco de diversas marcas, uma máquina de tabaco, plasmas, computadores portáteis, garrafas de bebidas, mais de uma centena de Botijas de gás, Rebarbadoras, Playstations, aparelhagem, leitores de DVD diversas ferramentas e eletrodomésticos.
 
Com esta acção conjunta a Polícia de Segurança Pública e Guarda Nacional Republicana acreditam ter dado um forte golpe neste tipo de crime, sendo que as investigações irão continuar a cargo das estruturas de investigação criminal de ambas as instituições.