Os termómetros vão continuar a subir até ao fim de semana, podendo chegar, ou mesmo ultrapassar os 40ºC em alguns pontos do interior.
Tendo por base as previsões do Instituto Português do Mar e Atmosfera, a DGS emitiu um alerta à população devido aos valores elevados das temperaturas que se vão fazer sentir nos próximos dias.
A Direção-Geral de Saúde recomenda que a população tome medidas de proteção contra o calor, chamando a atenção para os grupos mais vulneráveis.
O IPMA colocou sob 'aviso amarelo', o terceiro mais grave de uma escala de quatro, os distritos da Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Setúbal, Évora, Beja e Faro devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima até ao fim de semana.
Face a estas previsões, a DGS recomenda a adoção de várias medidas para se proteger do calor, principalmente as crianças, idosos, doentes crónicos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida, trabalhadores com atividade no exterior, praticantes de atividade física e pessoas isoladas.
Como medidas de prevenção dos efeitos do calor, a DGS recomenda o aumento da ingestão de água ou sumos de fruta natural, sem açúcar, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas, bem como "procurar ambientes frescos e arejados ou climatizados".
Evitar a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11 e as 17 horas, utilizar protetor solar com fator igual ou superior a 30 e renovar a sua aplicação de duas em duas horas e após os banhos na praia ou piscina, são outras medidas recomendadas.
A DGS aconselha igualmente a população a usar "roupa solta, opaca e que cubra a maior parte do corpo", chapéu de abas largas, óculos de sol e a evitar atividades que exijam grandes esforços físicos, nomeadamente, desportivas e de lazer ao ar livre.
Procurar locais frescos é outra recomendação e evitar todas as situações que exijam esforços, em especial nas horas com temperaturas mais elevadas.