Política

Algarve:Contratação de médicos sem vagas para dermatologia e apenas uma para pediatria - PSD

O deputado algarvio do PSD, Cristovão Norte, voltou a chamar a atenção para a falta de médicos nos hospitais da região.

PUB
 
O parlamentar revela numa nota enviada à imprensa que ainda na semana passada aconteceram dois partos no hospital de Portimão, sem que um pediatra estivesse presente.
 
Na circunstância, um dos partos correu mal e, em desespero, contra todas as regras, o bebê teve que ser reanimado por um médico doutra especialidade.
 
Para Cristovão Norte, "o Governo conhece estas falhas que já motivaram queixas da Ordem dos Médicos e outras entidades".
 
No final de Fevereiro, o Governo decidiu abrir um processo de contratação de médicos para o SNS a nível nacional, abrindo 503 vagas, no entanto, o deputado critica que para o Algarve tenha sido aberta apenas uma vaga. 
 
Por outro lado, o deputado refere que desde o falecimento do dermatologista Larguito Claro, que não há um especialista efetivo desta área nos hospitais do Algarve, "estando os serviços aparentemente a ser assegurados por duas médicas a meio-tempo, o que é um absurdo atendendo que o Algarve é uma área com potencial incidência de doença oncológica neste domínio". 
 
Aqui nenhuma vaga foi aberta para a dermatologia na região, lamenta Cristovão Norte, que diz ser "difícil crer que com a oferta assistencial a cair ano após ano, seja esta a forma de começar a recuperar a saúde na região", tendo sido solicitados esclarecimentos junto do Ministro da Saúde.