Ambiente

Algarvensis: Riscos e ameaças das plantas invasoras em destaque em Albufeira

 
 
 
O aspirante Geoparque Algarvensis, constituído pelos municípios de Loulé, Silves e Albufeira, leva a cabo uma ação que compreende duas palestras pelo biólogo Miguel Rodrigues e uma exposição de pintura de Manuela Santos (“Belas Silenciosas”).

Esclarece o município de Albufeira, que a iniciativa inclui-se na “Semana das Artes e da Cidadania – Percursos de Cidadania”, organizada pelo Agrupamento de Escolas de Albufeira-Poente (na Escola Secundária de Albufeira), bem como no “Projeto Invasoras” que está a ser levado a cabo pelo Agrupamento de Escolas de Albufeira (nomeadamente na Escola Básica e Secundária de Albufeira) no âmbito da Semana sobre Espécies Invasoras (21 a 29 de maio), promovida pela Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO).
 
Os riscos e as ameaças das plantas invasoras para o ecossistema, foram alguns dos temas que constaram na palestra de Miguel Rodrigues, biólogo do Centro de Ciência Viva do Algarve, que foi apresentada na segunda-feira, na biblioteca da Escola Secundária de Albufeira, com a presença do autarca José Carlos Rolo. A mesma palestra será retomada, no próximo dia 20, no auditório da Escola Básica e Secundária de Albufeira, às 10h20.
 
A par destas palestras, as escolas acolhem também uma exposição de pintura da arquiteta paisagista Manuela Santos, intitulada “Belas Silenciosas” (patente na Escola Secundária de Albufeira de 16 a 20 de maio e na Escola Básica e Secundária de Albufeira de 23 a 30 de maio). A autora considera que esta exposição concorre para que de “uma forma simples, direta e eficaz” seja feito o esclarecimento sobre o que são as “plantas invasoras que temos no nosso território, já que muitos de nós, encantados pela sua beleza,  ajudamos à sua proliferação silenciosa, sem nos darmos conta dos impactos que a mesma tem na biodiversidade e na economia”.
 
Refira-se que muitas destas plantas foram trazidas para Portugal de lugares longínquos, desde muito antes da expansão marítima, sendo que algumas destas espécies tornaram-se invasoras, alastrando-se descontroladamente pelo território, constituindo uma das maiores ameaças à biodiversidade e causando grandes prejuízos.