Economia

Algarve:Transportes públicos ainda mais baratos a partir de 1 de maio

 
A Comunidade Intermunicipal do Algarve aprovou esta quinta-feira, com efeitos a partir de 1 de maio, um teto máximo para o preço dos passes sociais.

 
Todos os utilizadores de transportes públicos vão pagar um valor máximo de 40 euros a partir do início do próximo mês.
 
Em declarações ao Algarve Primeiro, o Presidente da AMAL adiantou que «os passes terão um valor entre os 14 e os 40 euros para todos».
 
Os passes que custem mais de 40 euros, «têm mais de 80% de desconto», sustentou o mesmo responsável.
 
Jorge Botelho recordou que na primeira solução «que tinha sido apresentada em fevereiro, falou-se em 50% de redução no valor do passe, com a nova proposta apresentada na última reunião da AMAL, e após termos reunido com as concessionárias, foi encontrada uma melhor solução para todos, que reuniu unanimidade entre os autarcas algarvios».
 
Jorge Botelho exemplificou que, «quem paga 150 euros de passe, vai ter o valor máximo de 40 euros».
 
Para o presidente da AMAL, «o mais importante neste tipo de decisão não são as cores políticas, mas sim a qualidade das medidas e o benefício que as mesmas podem acarretar para os algarvios, neste caso, para os utilizadores dos transportes rodo e ferroviário».
 
Desta forma Jorge Botelho valoriza a iniciativa dos autarcas do PSD que apresentaram a proposta que acabou por ser a que mais reuniu consensos por parte dos 16 municípios do Algarve.
 
Com esta decisão, a AMAL vai investir anualmente mais de 600 mil euros que serão entregues às concessionárias.
 
A nova medida permite que os algarvios paguem o mesmo valor que os lisboetas e os portuenses na utilização do transporte público.