Sociedade

Algarve:Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação podem parar no Natal e Passagem de Ano - BE

As Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) a operar no distrito de Faro podem não estar em funcionamento na noite de 24 para 25 de dezembro e na passagem de ano.

PUB
 
Segundo comunicado do BE, em causa está o anúncio em baixar o valor por hora, pago aos médicos que asseguram a tripulação das VMER, para valores que oscilam entre os quatro e os oito euros. 
 
Esta situação está a levar os médicos a abandonarem este serviço com a consequente paragem de viaturas do VMER nas noites de natal e de passagem de ano.
 
A deputada Cecília Honório e João Semedo consideram essencial que o Governo garanta o funcionamento das 3 viaturas VMER a operar no distrito de Faro, sobretudo nas noites de natal e passagem de ano, com o pessoal médico habilitado para as funções. 
 
Para o Bloco de Esquerda é premente garantir que estes cenários, de inoperacionalidade de VMER, não voltam a ocorrer, sendo urgente obter as devidas explicações junto do Concelho de Administração do Centro Hospitalar do Algarve (CHA).
 
Para os deputados do Bloco não é aceitável que o Conselho de Administração do CHA decida unilateralmente baixar os salários dos trabalhadores, sendo incompreensível que a população fique lesada, dado não haver qualquer garantia que qualquer uma das 3 viaturas VMER se encontre em funcionamento nas noites em causa.
 
A VMER é um veículo de intervenção pré-hospitalar destinado ao transporte rápido de uma equipa médica ao local onde se encontra o doente. 
 
A sua equipa é constituída por um médico e um enfermeiro e dispõe de equipamento de suporte avançado de vida. O distrito de Faro dispõe de três VMER, em Faro, Portimão e Albufeira, todos sob a alçada do recém-criado Centro Hospitalar do Algarve.