Desporto

Algarvia Yolanda Hopkins lidera ranking europeu: Venceu etapa do Rip Curl Pro Anglet

Yolanda Hopkins triunfou, este sábado, no Rip Curl Pro Anglet - QS3000, que se disputou em França.

PUB
Foi a segunda vitória da temporada 2022/23 no QS europeu para a surfista portuguesa, após quatro etapas realizadas. Um triunfo que coloca Yolanda, ainda mais líder do ranking europeu e com a qualificação para as Challenger Series 2023 praticamente carimbada.
 
Depois de ter vencido há duas semanas em Newquay, no Reino Unido, Yolanda surgiu novamente em grande forma nas ondas do sudoeste francês, sendo a única portuguesa a garantir a presença nas meias-finais e, consequentemente, no dia final em Anglet. A surfista algarvia usou toda a experiência para carimbar o triunfo.
 
Aos 24 anos, Yolanda Hopkins destaca-se, assim, na liderança do ranking feminino, como a grande dominadora do circuito QS europeu 2022/23. Foi a segunda vitória na temporada e a terceira da carreira ao nível do QS, sendo que após seis etapas disputadas este ano, nunca ficou abaixo do 5.º. Depois deste triunfo, Yolanda atingiu os 5150 pontos, mais 1660 que Ochoa.
 
Do lado masculino, onde o vencedor foi o francês Gatien Delahaye, Frederico Morais terminou como o melhor português no Pro Anglet, ao conseguir o 9.º posto final, enquanto o júnior Matias Canhoto, de apenas 14 anos, foi a grande sensação da prova francesa, depois de ter conseguido ficar no 13.º posto.
 
O QS europeu prossegue em Outubro, com os Açores a receberem os melhores surfistas europeus de 18 a 23 desse mês. 
 
A prova açoriana será a última do ano no QS europeu, mas a temporada irá continuar na primeira metade de 2023, onde acontecerão os derradeiros campeonatos que vão definir os surfistas qualificados para as Challenger Series 2023. Portugal receberá duas provas, uma na Costa de Caparica e outra exclusivamenta masculina em Santa Cruz.