As praias do Porto e Matosinhos voltaram a oferecer, este sábado, ondas de grande qualidade para aquele que foi o dia final do Renault Porto Pro.
Segundo a Associação Nacional de Surfistas, Tomás Fernandes e Yolanda Sequeira foram os grandes vencedores desta que foi a terceira de cinco etapas da Liga MEO Surf, principal competição de surf em Portugal e onde se disputam os títulos máximos da modalidade.
Este desfecho da etapa nortenha permitiu a Tomás e Yolanda vencerem pela segunda vez esta temporada na Liga MEO Surf, além de se destacarem na liderança do ranking Santander e da luta pelos respetivos títulos nacionais.
No caso masculino o surfista da Ericeira recuperou a licra Santander que tinha conquistado após a primeira etapa, enquanto do lado feminino a surfista algarvia do Clube Naval de Portimão manteve e cimentou a liderança conquistada na segunda etapa. Curiosamente, ambos ganharam esta tarde a terceira etapa da carreira na Liga MEO Surf.
Após um dia inaugural exclusivamente dedicado à prova masculina, a ação retomou na manhã de sábado com o início da prova feminina. Yolanda Sequeira e as outras tops nacionais começaram cedo a dar espetáculo, mas foi a algarvia a conseguir aumentar o nível ao longo do dia. Nas meias-finais, Yolanda conseguiu um score de 15,25 e a melhor onda do campeonato com 8.75 pontos, que lhe valeu o prémio Somersby Onda do Outro Mundo.
Na final Yolanda Sequeira teve pela frente a campeã nacional Camilla Kemp, mas voltou a elevar o nível, conseguindo novamente um score de 15,25 e um triunfo sólido. Esta foi a segunda vitória consecutiva da surfista na Liga MEO Surf 2019, depois de ter estado presente nas três finais já disputadas até ao momento – vai numa série de quatro finais consecutivas, pois foi ela a vencedora da última etapa em 2018.
"O segredo tem sido só um: treinar forte, tanto a nível físico, como psicológico", começou por dizer a vencedora do Renault Porto Pro. "Tenho passado várias horas dentro de água a treinar. Acho que o meu surf sempre esteve no sítio certo, mas, agora, penso que o estou a demonstrá-lo muito melhor nos campeonatos. Antigamente, os nervos levavam a melhor. As ondas também ajudaram. Adorei esta direita que estava a quebrar no final do campeonato, estava perfeita para mim. Agora, vou para o Algarve para ganhar e acredito que vou colocar uma mão no título nacional. Tenho de ganhar para depois poder dar o salto a nível internacional. A Liga MEO Surf tem sido fundamental para isso, pois a falta de patrocínios não me permite viajar tanto como gostava", concluiu Yolanda Sequeira.
Agora, a Liga MEO Surf segue para o Algarve, com a Praia do Amado, em Aljezur, a receber o Allianz Algarve Pro, de 21 a 23 de Junho. Esta será a quarta e penúltima etapa do circuito, tendo por isso um carácter decisivo. É na Praia do Amado que serão ainda conhecidos os vencedores da Allianz Triple Crown. Na frente do ranking deste sub-troféu estão Yolanda Sequeira e Teresa Bonvalot em ex-áqueo, no lado feminino, e Miguel Blanco e Vasco Ribeiro, também igualados, do lado masculino.
A Liga MEO Surf 2019 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!