Foi aprovado hoje, a Resolução do Conselho de Ministros que nomeou o novo Conselho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte, E.P.E, que integra o Hospital de Santa Maria e o Hospital Pulido Valente.
Presidido por Carlos Martins, que foi reconduzido na sua função, o novo órgão de administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte é ainda integrado pelos vogais executivos, Carlos Magno Fontes, Júlio Candeias Pedro, Maria Margarida Lucas (Direção Clínica) e pela Enf.ª Catarina dos Santos Batuca (Direção de Enfermagem), tendo sido estes três últimos gestores reconduzidos nas suas funções.
Carlos Martins, é natural de Portimão, onde nasceu em 1961. Licenciado em Relações Internacionais, Ramo Económico e Políticas pela Universidade do Minho, foi Presidente da sua Associação Académica na década de oitenta.
Iniciou a sua vida profissional em 1985, no então Instituto Politécnico de Faro, após o que se seguiram vários cargos a nível regional, nacional e internacional, designadamente autarca no Município de Portimão - 1985 a 2001, Diretor Regional e Presidente do Instituto da Juventude - 1989 e 1991, Representante de Portugal no Comité de Peritos de Juventude da União Europeia e Perito de Politicas Locais no Conselho da Europa de 1990 a 1994, Presidente da Região de Saúde do Algarve e Coordenador do Gabinete de Relações Externas da Universidade do Algarve de 1996 a 1999.
Em 1999, foi eleito Deputado à Assembleia da República pelo Círculo do Algarve, suspendendo as funções no período de 2002 a 2005 por posse sucessiva nos XV e XVI Governos Constitucionais, respetivamente, na qualidade de Secretário de Estado da Saúde e Secretário de Estado Adjunto do Ministro do Turismo.
Em 2005 regressou ao seu lugar de Assessor do Quadro na Universidade do Algarve, pedindo no mesmo ano uma licença sem vencimento para poder exercer funções no setor empresarial privado e iniciar atividade de prestação de serviços de consultoria internacional.
Foi Assessor do Ministro da Saúde para as áreas das Relações Internacionais e Cooperação e em Projetos Estratégicos Interministeriais, de maio de 2012 a 20 de fevereiro de 2013.
É autor de vários artigos sobre desenvolvimento sustentável e poder local, economia social e cooperação internacional, turismo e saúde, destinos emergentes e internacionalização empresarial, temas que igualmente tem abordado na qualidade de orador em conferências de âmbito nacional e internacional.
Em 1987 foi distinguido com um Louvor Militar por serviços prestados como Oficial Miliciano de Artilharia da Brigada Mista Independente, em 2000 recebeu um Louvor do Reitor da Universidade do Algarve, publicado em Diário da República, em 2003 ganhou o Galardão de «Reconhecimento e Mérito pelo Desenvolvimento e Promoção do Algarve», em 2008 recebeu a «Medalha de Mérito Municipal de Portimão - Grau Ouro» e em 2009 foi agraciado publicamente pelo Conselho das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil «Pela sua relevante atuação económica e contribuição na promoção da amizade e dos negócios internacionais na língua portuguesa».