Desporto

Algarvio Luís Costa 9º classificado no Campeonato do Mundo de Paraciclismo

Foto|D.R (FPC)
Foto|D.R (FPC)  
Luís Costa, foi 9º classificado na prova de fundo de classe H5, o melhor elemento da Seleção Nacional no encerramento do Campeonato do Mundo de Paraciclismo, que terminou este domingo no Circuito Estoril, Cascais.

A prova de 67,2 quilómetros foi animada, inicialmente, por uma fuga do italiano Diego Colombari e do holandês Johan Reekers. Os dois acabaram por não conseguir resistir à perseguição movida pelos quatro mais fortes do pelotão, os holandeses Mitch Valize e Tim de Vries, o francês Loic Vergnaud e o irlandês Gary O'Reilly.
 
A medalha de ouro foi discutida por este quarteto, com Valize e Vergnaud a destacarem-se dos demais para um emocionante sprint, no qual se impôs o representante dos Países Baixos, que repetiu no Mundial o que conseguira no Europeu da semana passada, a dobradinha contrarrelógio e prova de fundo. Na luta pelo bronze levou a melhor Tim de Vries, que se despediu do estatuto de campeão do mundo.
 
Mais atrás, o grupo de Luís Costa acabou por não conseguir chegar aos fugitivos iniciais. O português terminaria na nona posição, a 5m12s. “Sei que ainda não estou em condições de arriscar ir ao choque. Vi-me num grupo com mais dois atletas e, como não estávamos a perder muito para a frente, colaborámos para tentar apanhar alguns dos outros atletas. Fico satisfeito, porque estou a evoluir bem e sinto-me muito motivado para o período que me separa de Tóquio”, afirmou Luís Costa.
 
No último dia de competição foram atribuídos 14 títulos mundiais. A nação mais vitoriosa neste domingo foi a Itália, com quatro camisolas arco-íris. Seguiram-se os Países Baixos com três. São também estes os países que encabeçam a lista de nações mais vitoriosas em Cascais. Itália somou 13 medalhas de ouro ao longo de toda a competição. Os Países Baixos ficaram-se pelos nove títulos. A terceira seleção com mais triunfos durante o Mundial foi a Grã-Bretanha, com seis subidas ao lugar mais alto do pódio.
 
Num campeonato do mundo em que participaram 39 países, houve 21 que levaram medalhas na bagagem.