Desporto

Algarvios na Liga dos Campeões

DR Instagram dos jogadores
DR Instagram dos jogadores  
Inicia-se hoje a fase de grupos da competição de futebol de clubes europeus mais prestigiada do mundo. A edição de 2021/2022 da Liga dos Campeões conta com três equipas portuguesas, muitos portugueses e… três algarvios.

André Paulo
 
Oriundo de Albufeira, o guarda-redes de 24 anos fez grande parte da sua formação no Imortal DC. De 2009 a 2014 esteve no clube, transferindo-se aos 18 anos para os juniores do Portimonense. Partiu para a capital na temporada seguinte, onde jogou no AD Oeiras, Casa Pia AC e Real SC, até chegar ao Sporting CP, em 2020. 
 
Foi campeão nacional na época transata. Esta temporada, faz parte do leque de opções da equipa de Rúben Amorim, estando inscrito na Liga dos Campeões. 
 
Gonçalo Ramos
 
Nascido em Olhão, ingressou nos escalões de formação do Benfica em 2011, no centro de treinos do Algarve. Passados dois anos, o avançado mudou-se para o centro de estágio do clube, localizado no Seixal.
 
Em 2020, estreou-se pela equipa principal das águias, marcando dois golos no seu primeiro jogo. Integra a equipa do SL Benfica que irá enfrentar o FC Barcelona, o FC Bayern München e o FK Dynamo Kyiv na fase de grupos da competição.
 
João Virgínia 
 
Natural de Faro, João Virgínia começou a sua carreira no FC Ferreiras, aos nove anos. Passadas duas épocas, foi para o CB Portimão, despertou as atenções do SL Benfica, para onde se transferiu no final da época, com 12 anos. 
 
Esteve quatro anos na formação do clube da Luz, mudando-se para Inglaterra em 2015, para representar os juniores do Arsenal FC. Manteve-se em terrenos ingleses até este ano, jogando pelo Everton nas últimas três épocas, com um curto empréstimo ao Reading FC pelo meio.
 
Juntou-se neste mercado de transferências ao algarvio André Paulo no plantel do Sporting CP, tendo como adversários na fase de grupos o Beşiktaş JK, Borussia Dortmund e AFC Ajax.
 
__
Fontes do artigo: SL Benfica, Sporting CP e Zero Zero.