Sociedade

Aljezur inaugura Estação de Biodiversidade

A Câmara Municipal de Aljezur inaugura no próxima dia 17 de junho, pelas 16 horas, com a presença da Presidente do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, Paula Sarmento, a sua primeira estação de biodiversidade.

PUB
 
A Estação da Biodiversidade da Praia da Amoreira é um percurso pedestre de 1,6 km, localizando-se no concelho de Aljezur, no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, área protegida destinada a preservar os habitats costeiros e a grande biodiversidade associada.
 
O percurso coincide com parte da Rota Vicentina, no Trilho dos Pescadores, já existente.
 
O principal objetivo da estação de Biodiversidade da Praia da Amoreira é promover a participação do público na inventariação e monitorização da biodiversidade. 
Assim, será solicitado aos visitantes, no início do percurso, que durante o seu passeio efetuem registos da biodiversidade através de fotografia, identifiquem as espécies presentes e partilhem as observações na plataforma www.biodiversity4all.org.
 
Iniciando-se no parque de estacionamento junto à praia da Amoreira, a nova Estação da Biodiversidadae, é composta por 9 painéis nos quais o visitante poderá consultar informação científica sobre a diversidade biológica, constituindo como que um guia de campo, onde se encontram imagens e comentários sobre plantas e insetos comuns, de forma a auxiliar a identificação e monitorização pretendida das espécies.
 
Promovido pelo Município de Aljezur, o projeto é da autoria, entre outros, do Centro da Conservação das Borboletas de Portugal, contando com o apoio e colaboração do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, e Rota Vicentina.
 
A autarquia vincou "um agradecimento especial aos proprietários dos terrenos onde a EBIO foi implementada, sem a autorização dos quais, tal projeto não teria sido possível".