De modo a economizar energia, a autarquia explica que esta orientação tem levado a várias intervenções na rede de iluminação pública bem como em alguns equipamentos públicos.
Uma das intervenções que merecem destaque, parcialmente suportada por verbas do Programa Operacional (PO) do Algarve PO Algarve21, é a instalação de dois sistemas solares térmicos no campo de futebol e nas piscinas municipais.
Esta intervenção contempla o aquecimento das águas dos balneários afetos a estes equipamentos e à climatização e vasos das piscinas.
A intervenção no campo de futebol, já se encontra concluída, tendo visado a colocação de 12 coletores solares e um depósito de acumulação de 2.000 litros.
Intervenção que obteve a Classificação A (44%), das classes de energia, no certificado energético emitido pela Certificação Energética e Ar Interior.
Agora vai ter início a segunda parte desta intervenção com a execução do projeto de energia solar térmica das piscinas municipais, que visa a colocação de 100 painéis solares térmicos para o aquecimento da água dos depósitos existentes com 16.000l de capacidade.
No âmbito deste projeto, o edifício das piscinas será ainda alvo de certificação energética.
O investimento total para a implementação destes projetos é de 222.726,22 euros, o qual será financiado no âmbito do PO do Algarve a 65% e um custo efetivo por parte do Município de 77.954,18 euros.