Sociedade

Aljezur reforça apoio à Santa Casa da Misericórdia para prestar cuidados à terceira idade

 
Decorreu na passada quarta-feira, dia 7 de novembro, na sala de sessões da Câmara Municipal de Aljezur, a assinatura de um protocolo entre o Município de Aljezur e a Santa Casa da Misericórdia de Aljezur, com vista a apoiar a manutenção de dois serviços de apoio domiciliário, nas freguesias de Odeceixe e de Bordeira.

 
De acordo com a autarquia, o momento contou também com a presença da Diretora do Centro Distrital da Segurança Social de Faro, Margarida Flores.
 
Segundo explica a edilidade em comunicado "apesar de estarmos perante serviços de apoio aos mais idosos da população, estes dois centros estavam em risco de fechar uma vez que o número de utentes está abaixo da capacidade contratualizada com o Centro Distrital de Segurança Social de Faro e mesmo da sua capacidade total, por falta de utentes naqueles serviços".
 
Sendo paradoxal é uma realidade que segundo a Diretora do CDSS de Faro, se está a revelar transversal aos concelhos do Algarve, colocando problemas de sustentabilidade e no funcionamento destas respostas.
 
Antes da assinatura do protocolo o Presidente da Câmara de Aljezur, José Gonçalves e a vereadora Fátima Neto, responsável pela área da ação social, realizaram uma reunião de trabalho com Margarida Flores, onde analisaram esta e outras questões relacionadas com a sustentabilidade das respostas e das instituições, face aos novos problemas e desafios que se estão a evidenciar no terceiro setor e que, muito particularmente, afetam o concelho de Aljezur. 
 
A mesmo comunicado exemplifica com a situação da localidade de Alfambras, com muita habitação dispersa e ainda sem serviço de apoio domiciliário, mas onde residem muitos idosos.
 
"Sendo um serviço que é realizado casa-a-casa, o povoamento disperso onera em muito as instituições que o realizem e as comparticipações da Segurança Social não têm em conta o custo da deslocação, que representa o tempo das equipas, combustíveis, viaturas e o seu natural desgaste", salienta o mesmo documento.
 
Foi ainda analisada a menor procura destes serviços à terceira idade, que se justifica em parte pela longevidade dos mais velhos, com mais qualidade de vida e mais autonomia e que só quando deixam de poder cuidar de si próprios recorrem ao Serviço de Apoio Domiciliário. Mas também porque se assiste a uma alteração na procura de serviços, deixando uns abaixo da sua capacidade e outros com uma procura sobre elevada, como é o caso dos Lares Residenciais, sem que o quadro normativo de cada uma se tenha adaptado ou mostre versatilidade na adequação aos novos perfis de procura ou às diferentes realidades geográficas e socias.
 
Na ocasião da assinatura do protocolo, o Presidente da Câmara José Gonçalves, realçou a qualidade do serviço prestado pela Santa Casa da Misericórdia de Aljezur com duas visitas diárias a cada utente durante toda a semana, incluindo sábados, domingos e feriados, o que representa "uma enorme mais valia na prestação de cuidados e assistência da população idosa, retardando a sua institucionalização, continuando por isso a justificar-se a continuidade desta resposta social".