Economia

Aljezur:CCDR Algarve presente na BTN’2019 com autocaravanismo em destaque

 
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), a Enterprise Europe Network - Algarve e o centro de informação Europe Direct Algarve vão estar presentes na BTN'2019 – Bienal de Turismo de Natureza, uma iniciativa da Vicentina – Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste, com o apoio dos fundos da União Europeia, no âmbito do Programa Operacional CRESC Algarve 2020.

 
Durante o certame, será apresentada a campanha de divulgação do sítio na Internet www.autocaravanalgarve.com promovida pelo Turismo do Algarve com o apoio da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, e a aplicação informática para dispositivos móveis desenvolvida em paralelo, os quais se destinam a promover a região e apoiar a prática do autocaravanismo no Algarve, refere a entidade em nota enviada à imprensa.
 
Na sequência do protocolo de colaboração – Autocaravanismo (assinado pela CCDR Algarve, AMAL, Região de Turismo Algarve e Associação de Turismo do Algarve), a CCDR Algarve recorda que estruturou e implementou em dezembro de 2015 a Rede de Apoio ao Autocaravanismo da Região do Algarve, que inclui Parques de Campismo e de Caravanismo, Parques de Campismo Rural e as Áreas de Serviço para Autocaravanas, devidamente licenciados pelas entidades competentes e que envolve atualmente três dezenas de espaços em treze municípios.
 
Ainda no domínio das infraestruturas de apoio ao autocaravanismo e ao desenvolvimento rural, durante a BTN’2019, a associação In Loco fará a apresentação da Rota Serrana, localizada nos territórios de baixa densidade do interior da região e desenvolvida em parceria com a CCDR Algarve e com os municípios de Alcoutim, Tavira, São Brás de Alportel, Loulé, Silves, Monchique e Aljezur, no contexto do PADRE – Programa de Apoio ao Desenvolvimento dos Recursos Endógenos.
 
Sediada na CCDR Algarve, a Enterprise Europe Network – Algarve também estará na BTN19, sendo a responsável pela dinamização do evento internacional de reuniões empresariais, previamente agendadas na plataforma digital, a realizar num espaço reservado no certame.
 
O objetivo principal é ajudar as empresas a encontrar parceiros locais, nacionais e estrangeiros, através da discussão de propostas de cooperação e com a assistência de técnicos da CCDR Algarve/Enterprise Europe Network e da Vicentina.
 
As reuniões presenciais pré-organizadas são uma forma rápida e fácil de apresentar a oferta de cada empresa a parceiros em potencial e a novos mercados.
 
O registo no encontro e a marcação de reuniões decorre até final do dia 21 de fevereiro, após o que cada participante terá disponível uma agenda personalizada de reuniões.
 
Por sua vez, a participação do Centro Europe Direct Algarve, rede de informação europeia aos cidadãos hospedada na CCDR Algarve - pretende trazer a dimensão europeia de modo mais evidente à edição de 2019 da BTN, através de um espaço expositivo próprio, dedicado às Eleições Europeias com informação sobre as prioridades e iniciativas europeias relevantes sobretudo para a problemática do Turismo de Natureza.
 
Na área das Oficinas do Conhecimento, a CCDR Algarve e os organismos de informação europeia dinamizam três sessões, sobre matérias diversas como o cicloturismo, voluntariado ambiental e turismo científico.