Sociedade

Aljezur:O "Chorão Papão" é alvo de mais um acção das escolas do concelho

Segundo a autarquia de Aljezur, a proliferação de espécies invasoras no meio natural constitui, logo após à destruição direta dos habitats, a segunda causa mais importante da perda de biodiversidade.

PUB
 
Este ano, esta quinta-feira, Dia Mundial do Ambiente, e 9 de Junho, nas praias de Amoreira e em Odeceixe, os alunos dos 7º, 8º e alguns do 9º ano de escolaridade e professores irão participar em ações de sensibilização e de remoção de uma das espécies com maior proliferação no concelho – o chorão, dinamizadas pelo Município com a colaboração do Paque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
 
Sob a designação de “Chorão Papão”, o Município de Aljezur tem dinamizado, desde 2010, diversas ações de sensibilização sobre a proliferação de espécies invasoras, as quais têm incluído ações de campo para a remoção manual de áreas afetadas por Carpobrotus edulis (nome vulgar:chorão) e limpeza das zonas alvo da intervenção. 
 
A autarquia espera contribuir para a manutenção da importante biodiversidade do concelho, assim como para a importância da ação individual e de voluntariado em prol da melhoria e valorização da qualidade ambiental.