A Praia de Odeceixe, está inserida entre o mar e um meandro do rio quase paralelo à linha de costa e sofre regularmente “invasões” de caudais torrenciais do rio, cujos efeitos da agitação marítima característica desta faixa da costa atlântica, leva muitas vezes à rotura da duna e à modulação indesejável da praia, explica a autarquia.
A grande carga de utilização humana desta praia, é segundo a edilidade, outro motivo que destrói a duna e não permite a fixação do necessário coberto vegetal, justificando também e em grande parte esta intervenção.
Com o objetivo de minimizar esses impactos, a edilidade refere que foram anteriormente colocadas “linhas” de recuperadores dunares que, cumprindo a sua função, permitem consolidar a norte e a sul, parte do cordão dunar que se mantém com vegetação autóctone.
Pretende-se agora tentar concluir essa intervenção e atuar de modo a adquirir um cordão dunar contínuo e de maior envergadura.
Finalmente, pretende-se recuperar e efetuar obras de manutenção nos dois acessos à praia.
A obra está a cargo da Sociedade Polis Litoral Sudoeste, para a qual a Câmara de Aljezur contribuiu no seu capital social, e totaliza um investimento de 142 734,12€, com uma taxa de cofinanciamento de 85%.
Algarve Primeiro