Ambiente

Almada, Aljezur, Olhão e Vila do Bispo vencem prémio Mobilidade em Bicicleta

Foto - Depositphotos  
As Câmaras Municipais de Almada (Setúbal), Aljezur (Faro), Olhão (Faro) e Vila do Bispo (Faro) venceram este ano o prémio nacional Mobilidade em Bicicleta, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB).

O prémio da FPCUB foi criado em 2006 e, segundo a federação, procura "reconhecer publicamente o contributo de entidades ou pessoas individuais que tenham promovido a utilização da bicicleta nas suas múltiplas vertentes, através da criação ou melhoria de condições e facilidades em Portugal e/ou da divulgação de iniciativas fomentadoras do uso deste modo de transporte não motorizado".
 
Em 2023, na XVIII edição deste prémio, além das Câmaras de Almada, Aljezur, Olhão e Vila do Bispo, foram galardoados, na categoria de “entidades públicas”, a Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e a Infraestruturas de Portugal.
 
Na categoria de Empresas, os galardoados foram a Arrábida Bikes (Tiago Semedo), a EMEL - Empresa de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (Frederico Henriques), o El Corte Inglês (Susana Santos) e o Velo Corvo (Pedro Gil).
 
Destaca-se ainda a atribuição do galardão à equipa de juniores do Beira-Mar, na categoria de Cidadania, e ao advogado Agostinho Miranda, na classe de Ativismo e Intervenção Social.
 
A FPCUB atribui também um galardão à Escola Básica Maria Luciana Seruca - Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos (Oeiras), na categoria de Ensino.
 
Os prémios Mobilidade em Bicicleta deste ano foram entregues no Espaço Jardim de Inverno – Quinta das Conchas, em Lisboa.
 
Lusa