Sociedade

Almancil recebe a Feira das Línguas

 
O Dia Europeu das Línguas é assinalado no dia 26 de setembro e o Jardim das Comunidades, em Almancil, receberá a Feira das Línguas, um evento promotor da diversidade linguística e cultural como património comum da União Europeia.

Aberta das 10h00 às 20h30, esta feira, que terá a sua 2ª edição, será um certame de divulgação de ferramentas pedagógicas e de oportunidades, na área do multilinguismo, pelas redes europeias presentes na região e outras entidades convidadas, como a Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação, que vai animar o RoadShow Eurodesk. 
 
Em nota enviada ao Algarve Primeiro, o município de Loulé refere que, em Almancil não faltarão também os passatempos sobre a Europa e as suas línguas, horas do conto, exposições, leituras encenadas, “tribuna livre” para leituras multilingue pelo público que visite a feira e “speak connecting” com os jovens voluntários europeus. Um dos momentos mais importantes será a tertúlia “As Línguas e as experiências interculturais e multiculturais são caminhos para a Paz”, que decorrerá pelas 17h30, com uma duração prevista de 1 hora.
 
O evento é de entrada livre e pode ser acompanhado através do Facebook da II Feira das Línguas. 
 
No Ano Europeu da Juventude, a organização da edição de 2022 é uma parceria entre o Europe Direct Algarve (hospedado na CCDR Algarve) e o Município de Loulé. A mentoria é de Manuel Célio Conceição, docente da Universidade do Algarve e Presidente ex-ofício do Conselho Europeu das Línguas e o evento conta com o apoio da Direção-Geral de Tradução da Comissão Europeia em Portugal e da DGESTE-DSRAL.
 
O evento está aberto à participação de escolas, Academia, municípios, consulados, associações culturais, associações de estrangeiros, associações e projetos que trabalhem a multiculturalidade e o multilinguismo ou a mobilidade juvenil.
 
A par dessa iniciativa estão ainda previstas este mês outras atividades, nomeadamente passatempos online sobre a Europa e as suas línguas, nas redes sociais com representação da CE em Portugal e no website do Dia Europeu das Línguas, e ainda um evento em linha dirigido às escolas de todo o país, no dia 26 de setembro, das 10h00 às 12h00, da responsabilidade da representação da CE em Portugal, cuja informação está disponível no facebook As línguas da Raia.
 
O Dia Europeu das Línguas é celebrado anualmente a 26 de setembro.