No Dia Mundial das Zonas Húmidas, a Associação Almargem congratula-se com o projeto de resolução apresentado pelos deputados algarvios do Partido Socialista na Assembleia da República, com vista à preservação do Paul de Lagos, Lagoa dos Salgados e Sapais de Pêra, Trafal e Foz do Almargem.
Segundo aquela associação, "há 30 anos que tem vindo a defender a importância das zonas húmidas do Algarve, não só as já formalmente protegidas (Sapal de Castro Marim e Ria Formosa) mas também todas as outras que, por diversas razões, têm vindo a ser ameaçadas, retalhadas ou abandonadas".
Relativamente às três áreas em causa, a Almargem mostra-se disponível para ajudar no que for necessário, "fornecendo informações ou mesmo promovendo trabalhos de investigação para que estas zonas húmidas possam ser adequadamente recuperadas e salvaguardadas".
Em comunicado a Almargem solicita ainda ao Município de Lagoa que, "aceite sem preconceitos", promover um debate aberto e transparente sobre a situação atual e as perspetivas futuras da pequena zona húmida das Alagoas Brancas, envolvendo grupos ambientalistas, instituições com responsabilidade no assunto (APA, ICNF, CCDR) e os próprios proprietários, na procura de uma solução consensual e ecologicamente sustentável.