A Almargem exige a paragem e reversão imediata das obras.
Segundo denunciou a Associação Almargem, "sem estar previsto como apoio de praia no POOC Burgau-Vilamoura (ainda em vigor), embora esteja previsto no mais recente POC Odeceixe-Vilamoura (por razões desconhecidas ainda não aprovado formalmente pelo governo), foram iniciadas obras de instalação de um restaurante em plena Praia do Peneco em Albufeira".
Segundo a Almargem, "a luz verde para esta intervenção terá sido dada pelo Município e também pela própria APA - Agência Portuguesa do Ambiente".
Tendo em conta o que se tem passado nos últimos anos no Algarve, no que respeita à gestão do litoral, a Associação Almargem diz não estranhar o avanço deste novo empreendimento.
No entender daquela associação, "se por um lado, fala-se muito de riscos na zona costeira, em grande parte derivados das alterações climáticas, ao mesmo tempo, vai sendo assegurada a permanência de habitações e equipamentos em áreas susceptíveis de virem a ser atingidas pelo avanço do oceano".
A Almargem exige assim a paragem e reversão imediata das obras em causa e maior transparência e escrutínio público por parte das entidades responsáveis pela gestão e defesa do ambiente e recursos naturais.