Sociedade

Almargem vê aprovada candidatura para a “Carcavai Greenway” em Loulé

O “Carcavai Greenway” é um projecto que pretende desenvolver uma lógica local de educação ambiental assente no envolvimento dos cidadãos na valorização do território e que integra uma parceria alargada de base científica e civil.

PUB
 
A Associação Almagem viu recentemente aprovada uma candidatura ao Fundo Ambiental 2018, “Educação Ambiental + Sustentável: Repensar Rios e Ribeiras”.
 
Segundo informa a Almargem, o projeto inclui escolas, Secundária de Loulé e Agrupamentos de Escolas vizinhos, Centro Ambiental da Pena e Centro Ambiental de Loulé, Autarquias, Centro Ciência Viva do Algarve, Universidade do Algarve através do CIMA - (Centro de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Algarve), Centro de Formação de Professores do Litoral à Serra, Centros de Formação e até a colaboração de aguns especialistas a nível individual.
 
Centrado na rede hidrográfica da Ribeira de Carcavai, o projeto pretende, além de ações de monitorização, desenvolver iniciativas para que o principal eixo desta ribeira “possa ser transformado num greenway ou corredor verde”, que permita a continuidade espacial e conservação da biodiversidade em todo o território.
 
Ao mesmo tempo, “o projeto visa alcançar uma adequada integração com o desenvolvimento das actividades humanas e dos aspetos culturais a ela associados”, nomeadamente na sua passagem pelo meio urbano de Loulé e noutras zonas habitadas ou de interferência humana direta no ordenamento do território. Serão desenvolvidas ações em torno dos ecossistemas aquáticos e ripícolas, sustenta nota da Almargem.
 
Para além da sensibilização ambiental que será realizada junto das escolas e do público em geral através de campanhas de comunicação e de uma plataforma digital dedicada, pretende-se garantir a participação do público, através de 4 roteiros de descoberta da Natureza, um concurso de ideias, duas conferências, uma exposição, um vídeo e um guia digital, entre outras ações.