Sociedade

Alojamento local “é moda” para portugueses

Os portugueses estão cada vez mais a optar por fazer férias em território nacional e a escolher o alojamento local.

PUB
 
Segundo a HomeAway, mais de 90% dos seus utilizadores preferem ficar em Portugal durante o período de férias, sendo que as casas particulares são a primeira escolha.
 
Um estudo realizado pela HomeAway mostra que 91% das reservas realizadas por turistas portugueses são para destinos nacionais e que o arrendamento de casas particulares tem sido um sucesso.
 
Com o número de reservas de portugueses a aumentar 36% em relação a 2015, é de notar que arrendar casas particulares para passar férias é a principal tendência dos turistas nacionais. O conceito é procurado especialmente por famílias e grupos de amigos.
 
“Os alojamentos particulares para férias são muito procurados por famílias e grupos de amigos, que procuram reduzir custos durante as estadias, beneficiando das comodidades de um alojamento local, como se estivessem na sua própria casa.
 
 De uma forma geral, uma estadia num alojamento para férias, nos destinos privilegiados pelos portugueses é 50% mais económico do que uma estadia equivalente numa unidade hoteleira”, explica, em comunicado, a responsável pela HomeAway para o mercado português, Sofia Dias.
 
Os portugueses que optam por fazer férias no estrangeiro escolhem essencialmente destinos próximos de Portugal e com um nível de vida semelhante. O destaque vai para Espanha, Itália, França e Holanda.
 
No sentido inverso, Portugal é visitado essencialmente por ingleses, alemães, franceses, holandeses e italianos. O nosso país é, inclusivamente, a primeira preferência dos espanhóis que visitam o HomeAway.