Sociedade

Alte recebeu o maior torneio de xadrez algarvio da última década

 
 
 
Jogou-se no passado sábado, na Escola Profissional de Alte, a oitava edição do Open de Xadrez de Alte que foi disputado por 80 xadrezistas, em representação de oito clubes da região, o que já não acontecia, no Algarve, há mais de uma década.

Organizado pelo Loulé ++ Clube de Xadrez, com o apoio da Escola Profissional Cândido Guerreiro, da Junta de Freguesia de Alte, da Câmara Municipal de Loulé e da Associação dos Clubes de Xadrez do Algarve, o VIII Open de Alte manteve-se fiel às suas características iniciais, em que apesar de os resultados serem homologados para efeito de ranking internacional, há uma especial atenção aos jovens xadrezistas dos escalões de formação.
 
A Junta de Freguesia de Alte manteve a tradicional inovação na premiação dos três primeiros classificados da geral e, depois de em anos anteriores ter oferecido troféus em madeira e em cerâmica, sempre produzidos por artistas locais, este ano, os primeiros classificados receberam obras de arte elaboradas pelo mestre caldeireiro de Alte.
 
A Câmara Municipal de Loulé premiou todos os xadrezistas dos escalões jovens e a Escola Profissional Cândido Guerreiro cedeu, uma vez mais, as suas instalações para a realização da competição.
 
O grande vencedor da prova, a mais disputada e equilibrada de sempre, foi Luís Botelho, do Loulé ++. O melhor sub-08 foi Daniel Mihali, do Núcleo de Xadrez de Lagoa, os melhores sub-10, sub-12 e sub-14 foram, respetivamente, Illia Deynega, Afonso Oliveira e Titus Bittner, todos do Loulé ++. O escalão sub-16 foi ganho por André João, da AXAL e os sub-18 por Simão Monteiro, do Loulé ++. 
 
Nos veteranos, pontificou no escalão para maiores de 50 anos João Pacheco, da AXAL, e no maiores de 65, destacou-se Imme van den Berg, do Loulé ++.