O Município de Monchique no âmbito da parceria criada no projeto Life Relict, tem vindo a desenvolver diversas ações, nomeadamente no que diz respeito à preservação da adelfeira.
Devido às alterações climáticas, a adelfeira tem vindo a desaparecer progressivamente na Península Ibérica. Com o objetivo de inverter a situação, estão a ser implementadas medidas dirigidas às comunidades de adelfeirais existentes na Serra de Monchique, por serem das áreas mais representativas desta espécie em Portugal.
Deste modo, o projeto Life Relict, está a intervir para o seu incremento, com vista à promoção do turismo de natureza, através da criação de um percurso interpretativo com áudio-guia, devidamente sinalizado na Serra de Monchique, na Rota das Adelfeiras.
O Município considera o projeto extremamente importante, quer pela parceria que representa, quer pelas medidas já implementadas e a implementar.
No passada quinta-feira, o Presidente da Câmara Municipal - Paulo Alves, reuniu com Professor Carlos Pinto Gomes e a sua equipa técnica da Universidade de Évora, onde foi feito o ponto de situação do projeto, o acompanhamento dos trabalhos de controlo seletivo da vegetação, (plantações dirigidas, controlo das espécies exóticas não invasoras) e a realização de uma pequena ação de sensibilização sobre a adelfeira e a importância para a sua preservação, dirigida ao público em geral, uma vez que foi possível acompanhar a sessão através do facebook do Município.