A Altice Portugal assinou esta quarta-feira um protocolo de cooperação com o Município de Faro para uma segunda vaga de investimento no concelho, o que vai englobar uma cobertura superior em fibra ótica de última geração do que aquela que a Altice Portugal já tem instalada na região.
Para o Presidente Executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, «esta atuação será determinante para a criação de valor e de investimento privado, ajudando a captar mais empresas e investimento para a região com criação de mais emprego. Ao mesmo tempo, pretendemos ainda garantir uma maior eficiência das empresas já sediadas neste concelho. Falamos de mais de uma cobertura de fibra ótica de mais de 80% do território. Este é também o nosso contributo de proximidade para o desenvolvimento da economia do país e este é um dos vetores chave da nossa estratégia para Portugal».
Já o Presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, destacou que «foi, sem dúvida, um dia importante para o nosso concelho. Os acordos estabelecidos com a Altice terão impactos diretos na afirmação do nosso concelho em diversos níveis. Primeiramente, porque ao alargarmos a todos os pontos do território a cobertura de fibra ótica, estamos a possibilitar à comunidade por inteiro, o acesso a fluxos de informação muito mais acelerados, capazes de suportar mais eficientemente aplicações de voz, dados, multimédia e vídeo.»
Segundo comunicado da empresa, "esta atuação está de acordo com a estratégia da Altice Portugal no que diz respeito à expansão e fortalecimento da resiliência de infraestruturas fixas e móveis de nova geração, tendo prevista a infraestruturação em fibra ótica de última geração de 5,3 milhões até 2020".
Trata-se de um investimento transversal a todo o território, chegando às regiões mais remotas, a 27.000 lugares em 308 concelhos, com mais de 3 milhões de kms de cabo de fibra. Tornando Portugal no primeiro país da Europa com uma cobertura de fibra ótica de 100%.