Sociedade

Alunas da Secundária de Olhão viajaram até à Bulgária em mais um Erasmus+

No âmbito do projeto Erasmus+ - Human Impacts @ Coastal Ecosystems, do Agrupamento de Escolas Dr Francisco Fernandes Lopes de Olhão, realizou-se de 17 a 23 de março a primeira mobilidade com estudantes a Dobrich, Bulgária.

PUB
 
Conforme regista o professor Emanuel Bettencourt em comunicado, três alunas do mesmo Agrupamento, Ana Rita Rodrigues, Beatriz Valente e Laura Guerreiro juntamente com alunos de Espanha, Grécia, Itália, Letónia e da Bulgária (hospedeiros) realizaram oficinas de trabalho colaborativo sob o tema da biodiversidade dos ecossistemas costeiros.
 
Da palestra proferida pela ONG Green Balkans sobre os ecossistemas de zonas costeiras e de zonas húmidas caraterísticos da região costeira próxima de Dobrich, "os alunos foram informados sobre os múltiplos benefícios dos mesmos para os humanos, que no entanto, estão ameaçados, pela ação do homem", explica o mesmo comunicado. 
 
Os alunos foram ainda alertados para a necessidade da preservação da fauna, caso especial do ganso de peito vermelho em vias de extinção devido à caça, e da flora ameaçada pela exigência de novas zonas de terra para cultivo e pelo aumento do turismo no mar Negro.
 
Procederam à identificação de resíduos deixados por quem usufruiu de uma praia típica da costa (Kavarna), culminando com uma ação de limpeza. 
 
No final da visita, ficou o convite para virem a Olhão, o que acontecerá em maio de 2020.
 
A próxima mobilidade para os alunos de Olhão, acontece entre os dias 5 e 11 de maio, em Mascalucia - Catania, Itália.