Sociedade

Aluno de Castro Marim é autor da mascote da "Eurocidade do Guadiana"

A Eurocidade do Guadiana completou na sexta-feira passada, dia 09, um ano, com um conjunto de atividades que se prolongam durante este mês, decorrendo nos três municípios, Ayamonte, Vila Real de Santo António (VRSA) e Castro Marim.

PUB
 
As comemorações foram abertas em Ayamonte com a escolha do desenho vencedor do “Concurso Mascote da Eurocidade do Guadiana” pelos autarcas representantes dos três municípios. 
 
Entre os cerca de 400 desenhos a concurso, provenientes das escolas dos três municípios da Eurocidade, foi selecionado o desenho do aluno André Serafim, da Escola de Castro Marim. 
 
A utilização das duas cores da Bandeira da Eurocidade do Guadiana e a inclusão de elementos distintivos dos territórios eram os únicos critérios exigidos para a participação no concurso. 
 
O grupo de autarcas participou ainda na emissão especial da Rádio Eurocidade e na abertura da Feira Andaluza. Ainda em Ayamonte, foi apresentado o vídeo “Eurocidade do Guadiana: um ano de vida”, que assinala os principais momentos deste primeiro ano. 
 
Em VRSA, decorreram rastreios gratuitos de audição, colesterol, diabetes e tensão arterial, que se repetiram sábado em Ayamonte. 
 
Castro Marim deu seguimento às comemorações com a feira Terra de Maio, que decorreu até ao dia de ontem. Simultaneamente decorria também a Feira Andaluza em Ayamonte. 
 
A Eurocidade do Guadiana foi criada em janeiro de 2013 pelos municípios de Ayamonte e VRSA. Em maio do mesmo ano foi alargada com a entrada do município de Castro Marim.
 
A criação de uma marca turística conjunta, baseada numa maximização da cooperação entre os três municípios, que passa pela partilha de equipamentos, realização coordenada de eventos, promoção conjunta, entre outras, é dos principais objetivos deste projeto transfronteiriço.