Sociedade

Aluno de Escola Algarvia constrói Impressora 3D

Um aluno da Escola Internacional do Algarve (EIA), Johan Crook está a liderar um projecto de equipa na escola para a construção de uma Impressora 3D ‘RepRap’.

PUB
 
A Escola Internacional do Algarve passará a ser o único estabelecimento de ensino internacional no Sul de Portugal a ter este tipo de equipamento.
 
A impressora 3D permitirá aos alunos desenvolver experiências nas áreas do Design, Electrónica e Informática e vai ser construída por uma equipa de alunos e professores liderada pelo aluno do Year 13 da Secção Internacional. 
 
O protótipo da Impressora 3D ‘RepRap’ deverá estar pronto para ser apresentado na Feira da Ciência, na Escola Internacional do Algarve, em Abril. “Estou muito entusiasmado. Nunca foi feito nesta escola e, por isso, estou ansioso por contribuir com a minha equipa para o melhoramento tecnológico da escola”, comentou Johan Crook.
 
O projecto ‘RepRap’ (diminutivo refere-se a ‘Rápida Replicação’) pretende desenvolver uma Impressora 3D capaz de ‘imprimir’ (replicar) a maioria dos seus componentes. O projecto foi lançado em 2005 na Universidade de Bath, Reino Unido. É um processo de livre partilha de ‘software’ em que cada protótipo contribui para desenvolver o melhor modelo de Impressora 3D.
 
O projecto ‘RepRap’ já validou quatro modelos de impressora e a equipa de Johan Crook vai construir um protótipo a partir do modelo ‘Mendel’ (2009), com o apoio de professores dos departamentos de Física e de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
 
A iniciativa partiu do próprio Johan Crook, como reforço à sua candidatura à Universidade de Bath e recebeu todo o apoio da Escola Internacional do Algarve, que ficará com a Impressora 3D ao serviço das novas gerações de alunos.