Os estudantes de algumas das escolas de Hotelaria e Turismo do Algarve podem participar nos rastreios às infeções sexualmente transmissíveis (IST).
A iniciativa têm como objetivo obter dados relativos à prevalência de quatro microrganismos responsáveis por IST em Portugal continental.
O estudo é coordenado pelo Laboratório Nacional de Referência das Infeções Sexualmente Transmissíveis, com o apoio do Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa, bioMérieux e Genomica. O conhecimento da frequência destas quatro IST em Portugal tem como objetivo a implementação de ações de prevenção.
As infeções provocadas pelas bactérias Chlamydia trachomatis, (Clamídia Genital), Neisseria gonorrhoeae (Gonorreia), Mycoplasma genitalium e pelo parasita Trichomonas vaginalis (Tricomoníase) são as quatro IST em estudo, cujos dados de prevalência em Portugal são, atualmente, quase inexistentes.
O rastreio, que está a decorrer a nível nacional, é dirigido a jovens com idades entre os 18 e os 24 anos, população que apresenta maior risco de desenvolvimento de complicações clínicas graves decorrentes das IST.
O próximo rastreio terá lugar no dia 16 de abril, segunda-feira, na Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António das 11h00 às 14h00.