Sociedade

Alunos da Ualg desesperam por Bolsas de Estudo

Segundo comunicado da Associação Académica da Universidade do Algarve, dá conta que no passado dia 11 de dezembro ocorreu um problema no servidor informático da plataforma de gestão do processo de bolsas de estudo da Direção Geral do Ensino Superior (DGES), que foi reportado no dia seguinte, 12 de dezembro, aos Serviços de Ação Social das Instituições de Ensino Superior e que, desde então, tem vindo a prejudicar "gravemente" todo o processo de atribuição de bolsas de estudo a nível nacional.

PUB
 
O mesmo comunicado informa que no dia 30 de dezembro, a DGES comunicou aos Serviços de Ação Social a resolução da falha verificada ao nível do repositório de documentos que serve a Plataforma de atribuição de bolsas de estudo, garantindo que teriam sido realizadas alterações técnicas ao nível do seu funcionamento de forma a "precaver situações semelhantes".
 
Segundo a AAUALG, no dia 9 de janeiro, numa nota enviada ao Canal Superior, o Ministério da Educação e Ciência (MEC) informou que a DGES está a tentar "minimizar a situação decorrente das lacunas ainda existentes" em alguns Serviços de Ação Social do país, as quais foram provocadas por um erro no servidor. A tutela pede ainda "desculpa a todos os estudantes pelos transtornos causados".
 
O MEC diz ainda que está a decorrer "uma segunda fase do processo de recuperação do repositório dos documentos digitalizados tendo em vista corrigir as lacunas detetadas no fim da primeira fase".
 
Segundo a Academia da Ualg, baseando-se em informações dos Serviços de Ação Social da Universidade do Algarve, sobre o impacto deste problema, podem estar a ser prejudicados pelo colapso da Plataforma mais de 300 estudantes. 
 
Para a AAUALG "é inadmissível que problemas como estes venham prejudicar os estudantes do ensino superior, 25% dos estudantes que submeteram candidatura a bolsa de estudo na universidade do algarve ainda não viram o seu processo concluído, muito por culpa desta anomalia, exigindo a imediata compensação aos estudantes afetados por este problema, querendo ver garantida a proteção dos dados submetidos à plataforma.
 
Finalmente a Assocoação Académica deixa um apelo aos estudantes afetados para que se dirijam à AAUAlg de forma a poder ajudar na resolução do problema, nomeadamente junto dos Serviços de Ação Social.