Sociedade

Alunos de 5 países passaram por Olhão no Programa Erasmus+

 
 
 
 
Um grupo de 19 alunos e 11 professores de cinco países (Alemanha, Espanha, Finlândia, França e Grécia) participou de 24 a 28 de setembro no intercâmbio de alunos que se realizou na Escola E.B. 2/3 Professor Paula Nogueira em Olhão.

 
Integrado no Projeto “21st Century Skills” do Progama Erasmus+, e coordenado pela Escola «IGS Grünthal» de Stralsund, na Alemanha, levou a que os jovens participassem em atividades relacionadas com o desenvolvimento de aptidões e competências para combater o abandono escolar e as dificuldades na aprendizagem.
 
Durante os cinco dias do programa a temática abordada foi a forma de motivar os alunos para o ensino através da realização de aula/atividades fora da sala de aula convencional e as relações interpessoais.
 
Neste contexto os alunos portugueses tiveram a oportunidade de partilhar e praticar um conjunto de jogos tradicionais, oficinas com atividades laboratoriais de física e química, artes e culinária com os seus convidados.
 
Na temática das paisagens foi realizado um passeio pedestre no trilho da Praia do Barril, que permitiu identificar os diferentes tipos de paisagens desde a laguna até às dunas, terminando com a contextualização da armação de Atum e o respetivo cemitério de ancoras que se encontra no local. Foram observadas outro tipo de paisagens, nomeadamente o Barrocal algarvio, o Promontório de Sagres e a Ponta da Piedade no concelho de Lagos.
 
Pelo Sotavento, foi realizado um peddy-paper de descoberta no Centro de Educação Ambiental de Marim e uma observação de aves em paisagem natural.
 
Na temática da preservação das espécies locais, foi realizada uma atividade de sensibilização ambiental no RIAS - Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens, terminando com a libertação de um camaleão.
 
Na temática da História fora da sala de aula, o grupo visitou a cidade de Tavira, e na perspetiva do início da globalização que Portugal protagonizou no século XV, passou pela Fortaleza de Sagres, compreendendo o que foi a “Escola de Sagres” e as “Terras do Infante”, além de ter visitado o primeiro “Mercado de Escravos em território Europeu” em Lagos.
 
Quanto à temática do Encontro sobre as “Relações interpessoais”, os alunos da Alemanha escreveram duas pequenas peças de teatro sobre as relações interpessoais e as dificuldades de comunicação entre as várias culturas. Todos os países tiveram a oportunidade de participar na representação conjunta que foi apresentada na Escola EB 2/3 Prof. Paula Nogueira tendo como destinatários os alunos do projeto e os pais que alojaram os alunos estrangeiros. No final realizou-se uma partilha de comidas típicas dos vários países participantes.
 
Em termos culturais, a comitiva realizou o “Caminho das Lendas” em Olhão, passou pelo Cabo de São Vicente em Sagres, e o Cabo de Santa Maria em Faro. Os professores tiveram a oportunidade de conhecer o sistema educacional português e as recentes medidas implementadas, como a gestão flexível de currículo e a educação inclusiva.
 
O Professor Paulo Quitério, coordenador do projeto, agradece o apoio das várias entidades que estiveram envolvidas no projeto, nomeadamente a Camara Municipal de Olhão, Escola E.B. 2/3 Dom Paio Peres Correia (Tavira), Fortaleza de Sagres,  Marinha Portuguesa, RIAS - Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens, Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Algarve, Região de Turismo do Algarve, Associação de Turismo do Algarve e Centro de Educação Ambiental de Marim.