Sociedade

Alunos de 7 concelhos algarvios premiados na 15ª edição do concurso literário Sophia de Mello Breyner Andresen

A cerimónia de entrega de prémios da 15ª Edição do Concurso Literário Sophia de Mello Breyner Andresen teve lugar no passado sábado, dia 8 de maio, no Centro Cultural de Lagos.

PUB
A iniciativa, organizada em conjunto pelas Bibliotecas Municipais Sophia de Mello Breyner Andresen (Loulé) e Júlio Dantas (Lagos), teve mais uma vez como principal objetivo incentivar os jovens das comunidades escolares do Algarve, para a leitura das obras desta escritora.
 
Sendo esta uma iniciativa conjunta das Câmaras Municipais de Lagos e Loulé, marcaram presença os presidentes de câmara, Hugo Pereira e Vítor Aleixo, o Delegado Regional da DGESTE - Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, Alexandre Lima e ainda os vários alunos premiados e representantes das escolas às quais pertencem.
 
No concurso, destinado a alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário do concelho e da região do Algarve, foram admitidos trabalhos escritos em língua portuguesa e ilustrações (originais e inéditos), baseados na obra literária de Sophia de Mello Breyner Andresen.
 
Os alunos premiados são de diversas escolas algarvias, como Loulé, Vila do Bispo, Silves, Tavira, Olhão, Monchique ou São Brás de Alportel, demonstrando a abrangência da iniciativa e a relevância das obras da autora.
 
Os trabalhos foram apreciados e avaliados por um júri constituído por Sara Coelho, vereadora da Câmara Municipal de Lagos, Rita Moreira, Chefe de Divisão de Biblioteca e Arquivo, em representação da Câmara Municipal de Loulé, Vera Oliveira, em representação da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Rita Ribeiro, em representação da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direção de Serviços da Região do Algarve e João Motta, autor convidado.
 
Na cerimónia, que teve a participação e apresentação do Teatro Experimental de Lagos, os presidentes de câmara das duas cidades organizadoras foram unanimes em destacar a importância deste concurso como forma de levar mais longe a obra de Sophia de Mello Breyner Andresen, incentivando a criatividade e permitindo aos jovens viajarem através dos olhos da autora.  
 
Antes de finalizar a cerimónia foi efetuado o lançamento do livro "Sophia" onde constam os trabalhos dos alunos premiados na 14ª edição do presente concurso.