Sociedade

Alunos de Arquitetura Paisagista da UAlg defendem zonas históricas de Faro sem carros

Alunos do 3º ano de Arquitetura Paisagista da UAlg apresentam a sua visão para a requalificação urbana de zonas históricas da cidade, em exposição patente no Mercado Municipal de Faro.

PUB
 
Inaugurada amanhã, 3 de Junho, no Mercado Municipal, a mostra pretende dar a conhecer as propostas de alunos do 3º ano do curso de Arquitetura Paisagista da UAlg, para a regeneração urbana e valorização ambiental de três zonas históricas da cidade de Faro: o Largo de S. Pedro, o Largo do Carmo e o Jardim Catarina Eufémia.
 
Os projetos agora apresentados foram desenvolvidos em 2012/2013 no âmbito da disciplina de Projetos de Arquitetura Paisagista V, sob a orientação do Prof. Desidério Batista e da Arq.ª Paisagista Amélia Santos, com base em duas premissas fundamentais. 
 
Em primeiro lugar, a necessidade premente de valorizar a circulação pedonal em detrimento do trânsito automóvel. E em segundo, a tentativa de harmonizar o património edificado daquelas áreas com o património paisagístico presente. 
 
Patente até 19 de Junho no espaço central do Mercado, esta exposição representa para o Município um "importante contributo para pensar o futuro sustentável da cidade com criatividade", fruto da parceria desenvolvida entre a Universidade do Algarve e a Câmara Municipal de Faro.